Vlamir Sandei participa de inauguração de presídio em Votoratim



Na segunda-feira, 20, o Prefeito Vlamir Sandei esteve presente na inauguração da penitenciário feminina de Votorantim, que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, a ministra presidente do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia, além do ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho e do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti.

O prédio com capacidade para 848 detentas, das quais 740 em regime fechado e 108 no regime semiaberto.

Construída em uma área de 17 mil metros quadrados, distribuída em quatro pavilhões, há, na penitenciária, espaço para gestantes, puérperas, brinquedoteca, sala de amamentação, creche e playground. Bebês de até seis meses poderão viver com as mães em celas especiais, com berços e jardim interno. A cadeira de Votorantim tem área de saúde específica para a mulher, com consultórios, pediatria e até celas de observação.

As detentas contam com salas de aula e biblioteca, que durante a inauguração recebeu a doação simbólica de 500 exemplares do ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, também presente no evento.

A inauguração representa um avanço nas políticas de segurança mais humanizadas. Segundo o governador, mais nenhuma mulher ficará detida em cadeias públicas e distritos policiais, o que deve se repetir com a população carcerária masculina no meio do ano.

A ministra Carmen Lúcia afirmou que existe um trabalho na humanização e na busca de criar condições para que as mulheres possam contribuir com a sociedade "é preciso dar ciência ao Brasil que de podem ter, e se devem ter, penitenciárias que garantam que nós estamos retomando o estado constitucional de coisas quanto ao sistema prisional” e acrescentou, “quando se erra contra o direito, o direito tem a solução e a solução nos termos da lei, não é o afastamento da sociedade, em condições subumanas ou desumanas, mas nas condições aqui apresentadas aqui pelo governador".