Plenária em Sorocaba aborda saúde da mulher



Usuárias do SUS, servidores da saúde e gestores participaram na quinta-feira, 30, em Sorocaba da Plenária Regional Preparatória para as Conferências Macrorregional e Nacional da Saúde da Mulher.

O evento foi realizado no Paço Municipal da prefeitura de Sorocaba e foram votadas as principais propostas que serão levadas para a Conferência da macrorregião a qual Tietê pertence que acontecerá no município de Registro nos dias 25 e 26 de abril.

Já a etapa seguinte, a estadual, está marcada para junho, em São Paulo, e a etapa nacional será em agosto, em Brasília.

Sob o tema “Vulnerabilidades nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres”, a Plenária foi direcionada à população feminina, ainda foram definidos 20 representantes de mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde, 10 trabalhadoras de secretaria de Saúde e gestoras que estarão presentes na etapa Macrorregional de Saúde da Mulher.

Representando Tietê estiveram a gestora em saúde Raquel de Almeida Coan, a enfermeira Selma Eva Silvério, a usuária do SUS, Lucian Gourlat e a vice-presidente do Conselho Municipal do Direito da Mulher, Melise Scomparim.