Prefeito de Tietê e gestores participam curso sobre Justiça Restaurativa



Na sexta-feira, 07 de abril, o prefeito de Tietê, Vlamir Sandei esteve em São Paulo no Curso para Gestores de Implementação e Implantação da Justiça Restaurativa, na Escola Paulista de Magistratura.

Participaram do evento, a procuradora Flávia Gaiotto Melaré; o subcomandante da GCM, Wagner Scorsatto dos Santos e os secretários de Esportes, Diego Fernando Garcia; Segurança e Trânsito, Olavo Luiz de Oliveira; Assistência e Desenvolvimento Social, Sandra Maria Takakura; Educação, Sulleiman Schiavi Nicolosi e Suzana Marta Cattai.

Os temas abordados foram: Histórico e Cultura de Paz, Justiça Restaurativa: como implementar, Normativas legais e contação de histórias, Princípios e vivência circular e Rede de garantias e Polo Irradiador e contou como palestrante o Juiz de Direito da Comarca de Tatuí e membro da coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Marcelo Nalesso Salmaso.

A Justiça Restaurativa surgiu como uma contraposição à justiça punitiva, se preocupando não apenas em reparar os danos sofridos pela vítima de um crime, como também resguardar a sociedade. O crime é não visto apenas como uma violação à norma estatal, mas sim como um conflito social que deve ser restaurado entre as partes (ofensor e vítima).