Prefeitura de Tietê prepara programação especial em homenagem a Marcelo Tupinambá e Fred Jorge



Na sexta-feira, 02 de junho, a prefeitura de Tietê, através da Secretaria de Turismo e Cultura realizará evento especial em Homenagem a Marcelo Tupinambá e Fred Jorge, com início previsto paras às 20 horas na Praça Dr. Elias Garcia.

O evento foi divido em duas partes pelo Secretário de Turismo e Cultura, Celso Amorim. Confira e prestigie:

Parte I:

- Performance: 'Vida e Obra de Marcelo Tupinambá' - Alunos dos cursos de Teatro e Dança Contemporânea - Oficina Cultural e Cia. (Professora Sofia Morás)

- Apresentação coreografada do grupo 'BEM-TE-VI' 
(Professoras Tatyana Demartini e Jade Fernandes).

- Apresentação coreografada da Professora Marília Scomparim.

- Apresentação coreografada da Academia Anabete Ballet com interpretação musical de Felipe Reis e Fernando Silva.

- Monólogo sobre Marcelo Tupinambá com o ator Bruno Sarom.

- Apresentação coreografada da Academia Anabete Ballet. (Professora Anabete de Paula)

- Apresentação de Piano com Alessandro. (autodidata)

 

Parte II:

- Intervenção sobre Fred Jorge com alunos do curso de teatro da Oficina Cultural. (Professora Sofia Morás)

- Apresentação de canto com alunos do curso de canto coral da Oficina Cultural. (Professor Reinaldo Lavorante).

- Apresentação coreografada dos alunos de curso de ritmos e canto coral da Oficina Cultural. (Marília Scomparim e Reinaldo Laborante)

- Apresentação coreografada dos alunos do curso de zumba e canto coral da Oficina Cultural. (Sofia Morás e Reinaldo Lavorante).

- Apresentação "solo" de Marília Scomparim e Reinaldo Lavorante

- Apresentação coreografada dos professores Sofia Morás e Reinaldo Lavorante.

 

Sobre Marcelo Tupinambá:

Marcelo Tupynambá foi um compositor brasileiro. Trabalhou como engenheiro, mas, sentindo que a sua verdadeira vocação era a música, passou a dedicar-se inteiramente. No ano de 1914, musicou a revista teatral de Danton Vampré, denominada São Paulo Futuro e, a partir daí, nada deteve sua carreira de compositor, que alcançou renome internacional. Durante a sua carreira compôs mais de mil e duzentas melodias, das quais seiscentas foram impressas e gravadas. Marcelo Tupinambá foi autor do Hino Constitucionalista de 1932/MMDC, O Passo do Soldado, para o qual Guilherme de Almeida escreveu depois a letra, com interpretação de Francisco Alves. A herma que os tieteenses ergueram em sua homenagem foi inaugurada em 27 de agosto de 1967. O dia 30 de maio foi instituído Dia de Marcelo Tupynambá, pela Lei n° 1.149 de março de 1972.

 

Sobre Fred Jorge:

Fred Jorge, natural de Tietê foi novelista e compositor musical, participando do movimento da Jovem Guarda. Depois de formar-se no curso normal, mudou-se para São Paulo, a fim de iniciar sua carreira, e ingressou na Rádio São Paulo, onde em pouco tempo se firmou como novelista, gênero que estava em início e publicou, crônicas denominadas "Cartas de Amor", obra com 4 volumes. Viajou para os Estados Unidos por um ano. Retornou a São Paulo, "versionista" da música moderna americana, traduzindo para o português os grandes sucessos musicais dedicados a juventude. Foi produtor de televisão do canal 7 Rádio Record, e detentor do prêmio Roquete Pinto como melhor novelista de 1964. Foi também jornalista profissional tendo vários livros publicados na série popular destacando-se dentre eles "Vida de São Judas Tadeu" e "Vida de Arigó”. Também atuou como compositor sendo o autor de uma das músicas que mais fez sucesso em 1970, gravada pelo Rei Roberto Carlos, intitulada "A Palavra Adeus".  Escreveu mais de 100 músicas, incluindo versões, adaptações e composições. Algumas de suas músicas são: "Estúpido Cupido" (Celly Campello), "Lacinhos-cor-de rosa" (Celly Campello), "Diana" (Carlos Gonzaga) , "Não adianta nada" (Roberto Carlos), "Todos os meus rumos" (Roberto Carlos), e "Recordações e mais nada (Roberto Carlos), esta última composta juntamente com Roberto.