Tietê promoverá 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde



A 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde acontecerá na segunda-feira, dia 19 de junho, e seu tema central será “Vigilância em saúde: direito, conquistas e defesa de um SUS público de qualidade”.

Com o eixo principal “Fortalecimento dos programas e ações de vigilância em saúde” e dividido em 8 eixos temáticos que são: 1. Papel da vigilância em saúde na integralidade do cuidado individual e coletivo em toda a rede de atenção em saúde; 2. Acesso à integração das práticas e processos de trabalho das vigilâncias epidemiológicas, sanitária, em saúde ambiental e do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública; 3. Acesso à integração dos saberes e tecnologias das vigilâncias: epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública; 4. Responsabilidades do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde; 5. Gestão de risco de estratégias para a identificação, planejamento, intervenção, regulação, ações intersetoriais, comunicação e monitoramento de riscos, doenças e agravos à população; 6. Monitoramento de vetores e de agentes causadores de doenças e agravos, inclusive as negligenciadas; 7. Implementação de políticas intersetoriais para promoção da saúde e redução de doenças e agravos, inclusive as negligenciadas; 8. Participação social no fortalecimento da Vigilância em Saúde.

A participação da população é muito importante, para o bom funcionamento da gestão municipal pois, por meio dela, é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde. 

Prevista na Lei nº 8142/90, a Conferência deve acontecer a cada quatro anos e contar com a representação dos vários segmentos sociais; seu produto expressará as necessidades de saúde daquela população e servirá de base para a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS), para os planos e metas estaduais que, por sua vez, serão base para o plano e metas nacionais.

Durante a Conferência, é elaborado um documento orientador por representantes da Comissão Organizadora, com base no eixo principal e nos eixos temáticos da Conferência, que é encaminhado por delegados, eleitos na Conferência para representar o município de Tietê na Conferência Estadual.

Na Conferência Estadual, são discutidos os mesmos temas, juntamente com os de outras cidades sendo criado um documento único que representa as propostas do estado de São Paulo. As propostas são encaminhadas para a Conferência Nacional, de onde se criam soluções para que o Ministério da Saúde possa, para o ano que vem, começar a discutir as necessidades dos municípios brasileiros na área da saúde.

 

Serviço:

1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde

Dia: 19/06

Horário: 18 horas

Local: Salão Nobre da Prefeitura de Tietê.

Endereço: Praça Dr. J.A Corrêa, 01

Fone (15) 3285-8755