Reunião de Trabalho discute segurança pública de Tietê



O prefeito de Tietê, Vlamir Sandei recebeu no Salão Nobre membros da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária, secretários municipais, membros do legislativo e da OAB para reunião de trabalho que abordou diversos aspectos da segurança Pública no Munícipio.

Abrindo o encontro, o secretário de Governo e Coordenação, Valter Consorte deu boas vindas a todos e fez uma breve introdução sobre as corporações presentes e seus representantes.

Em seguida, o Prefeito Vlamir Sandei falou sobre o pedido de adesão do município ao sistema Detecta entregue recentemente ao governo do estado permitindo prevenir possíveis ações ilícitas. Vlamir também falou sobre a operação Delegada que já está com o projeto em andamento e falou sobre a possível criação do alojamento feminino na base da PM no município.

Além disso, o prefeito falou sobre as ações integradas entre as polícias militar, civil e o efetivo da Guarda Civil Municipal que têm dado frutos positivos no combate ao crime. “Vemos a vontade de dar ao município uma polícia mais próxima da população”.

O coronel Antônio Valdir Gonçalves Filho que responde pelo Comando de Policiamento do Interior (CPI/7) falou da ótima oportunidade de reunir pessoas de peso a fim de falar sobre segurança e da importância da integração entre poderes e órgãos de segurança em nome da ampliação da segurança. O coronel também mostrou dados sobre Tietê que demonstram que Tietê está dentro da normalidade, ainda que esteja em estado de atenção na ocorrência de roubos, o que indica que Tietê está no caminho certo. “Hoje o efetivo é de 30 homens e oito veículos e outras duas viaturas devem ser encaminhadas para o município em breve”, comentou. Outro ponto comentado foi o aumento do efetivo feminino nas instituições de segurança.

O presidente da Câmara dos vereadores, Adriano Aronchi falou da sua experiência e contato com a segurança pública, parabenizou a atuação da polícia no município, “ ainda que as coisas não estejam boas, pude ter o contato com dados que mostram que Tietê está dentro da normalidade” e salientou a importância da operação delegada no município.

O vereador Junior Regonha agradeceu aos presentes e falou sobre a união entre legislativo e executivo que buscam estar alinhados em trazer uma segurança pública melhor para os cidadãos. “Temos um prefeito que já foi delegado de polícia e pode contribuir com a melhoria da segurança” observou.

O subcomandante da Guarda Civil Municipal, Scorsatto falou da união das polícias e da importância das ações conjuntas e o 1º Tenente da Polícia Militar de Tietê, Paulo Augusto Colussi falou do funcionamento dessa parceria entre PM e Guarda Civil Municipal.

Já o Secretário de Segurança e Trânsito mencionou que o Sistema Detecta é uma prioridade a fim de inibir novos casos de violência.

Também estiveram presentes, o coronel Sérgio Abe que comenda o 50º Batalhão da Polícia Militar, os secretários de Obras e Planejamento, Adriano Arcanjo Ferreira e de Negócios Jurídicos o comandante da base dos bombeiros de Tietê, 2º Sargento Marcos, Capitão Glauco do policiamento Rodoviário, acompanhado do Cabo Donizete, além do presidente da OAB de Tietê, Paulo Alves Souza Filho que comentou da sua experiência como integrante da Polícia Militar na juventude.

Os presentes também falaram sobre a centralização do 190 em Sorocaba que diminuiu a parte administrativa nas bases e aumenta o efetivo nas ruas. A centralização atende 78 municípios, número completado no dia da reunião (05 de julho).

 

 

Sobre o Detecta:

Muito mais que um sistema de monitoramento inteligente, o sistema Detecta é o maior Big Data (conjunto de informações armazenadas) da América Latina, que integra bancos de dados das polícias paulistas, como os registros de ocorrências, Fotocrim (banco de dados de criminosos com arquivo fotográfico), cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), registro de veículos furtados, roubados e clonados.

Atualmente, 559 câmeras de videomonitoramento estão ligadas ao sistema Detecta no Estado. Desde a implantação, os alertas gerados pelo Detecta ajudaram as polícias a prender 2.419 pessoas, interceptar 1.631 veículos e apreender 134 armas de fogo.

 

Operação Delegada:

Iniciada na Capital em dezembro de 2009, numa “boa parceria” entre o Estado e a Prefeitura, a operação já mobiliza 6 mil policiais militares em 20 bairros e centros comerciais, que trabalham em suas horas de folga e são remunerados pelo município. O policial usa farda e armamento do Estado e sua escala de serviço, de 12 horas, é organizada pela própria Polícia Militar.