Multicampanha de vacinação é realizada em Tietê



O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde integrada e articulada às Secretarias Estaduais e Municipais da Saúde, realizará no período de 11 a 22 de setembro de 2017, a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação  para menores de 15 anos de idade, sendo 16 de setembro, o dia “D” (sábado) de divulgação e mobilização nacional.

A multivacinação vem sendo adotada com a finalidade de atualizar a situação vacinal da população. A estratégia é realizada em um curto tempo, intervalo de tempo (duas semanas), oportunidade na qual são oferecidas à população alvo as vacinas, a fim de melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde.

Nessas campanhas procuram-se administrar vacinas de forma seletiva e possibilitar a atualização da Caderneta de Vacinação. Os adolescentes muitas vezes têm uma maior resistência a se vacinar e muitos pais acreditam que não há necessidade de imunizar os seus filhos nesta faixa etária.

No entanto, com a evolução do Calendário Nacional de Vacinação nos últimos anos, muitas vacinas necessitam ter doses de reforço nesta faixa etária ou passaram a ser incluídas no Calendário. Desta forma, esta estratégia busca resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, visando melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil.

É fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para completar o esquema vacinal para cada vacina preconizada atualmente pelo Programa Nacional Imuniza.

Rotina:

HPV:

Meningocócia C conjugada

Hepatite B