Lagos recebem atenção especial da SEMADES



Começou hoje, 07 de novembro, no Parque Ecológico Municipal Cornélio Pires, a retirada das plantas aquáticas que cobrem os lagos do local.

Quatro profissionais da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, a SEMADES, orientados pelo secretário George Luís Orsolini Nicolosi, deram início ao processo de redimensionar a quantidade das plantas que se desenvolveram no espelho d’água.

Vale ressaltar que o crescimento dessas plantas em nenhum momento significa poluição, o que ocorre é um processo de eutrofização, que se caracteriza pelo crescimento exagerado das plantas aquáticas devido ao excesso de nutrientes disponíveis na água.

De acordo com Nicolosi, trata-se de um processo ecologicamente natural que acontece devido a decomposição de folhas vindas das árvores que circundam esses tanques, e por sedimentos vindos de enchentes, são depositados no fundo dos tanques, diminuindo a profundidade e a circulação da água. O secretário também acrescenta a importância de respeitar os processos ecologicamente naturais, pois, cada um de seu modo, abriga dezenas de outras espécies que favorecem a preservação da biodiversidade.  “Nesses lagos existem espécies de peixes, como tilápias, traíras, pirambóias que são adaptados a viverem em águas quentes e com baixos índices de oxigênio, além de uma grande variedade de aves, como jaçanãs, frangos dágua, garças, socós, biguás e sabiás, esclarece.

Tendo em vista que o grande intuito do Parque, como o próprio nome diz, é preservar a ecologia do ambiente, todo trabalho realizado tem como missão favorecer os ecossistemas de fauna e flora ali existentes. Desta maneira, as plantas serão retiradas manualmente, com redes e varas e o próprio vento atuará como “meio de transporte”, empurrando os detritos naturais para às margens.

Questionado sobre a utilização de máquinas nos lagos –uma vez que, para leigos, este seria o método mais rápido e eficaz – Nicolosi também orienta que é necessária atenção redobrada quando se conta com maquinários, já que o peso e o tamanho do veículo podem agredir a terra da margem. “O Parque Ecológico Cornélio Pires, é um patrimônio da sociedade e deve ser zelado, respeitando os processos que ocorrem na Natureza, como forma de preservar toda a biodiversidade existente. ”, finaliza.