Tietê sobe na escala das Diretivas Ambientais



Mesmo com as dificuldades econômicas que o país enfrentou em 2017, Tietê tem motivos para comemorar. Afinal, no que se refere aos indicadores ambientais, a cidade saltou de 35.66 – registrado no início do ano – para 42,80, marcados em setembro; um aumento de 20,02% nos indicadores.

Os dados foram repassados pelo Programa Município Verde Azul; um conjunto de ações para o Desenvolvimento Sustentável aplicado nos 645 municípios paulistas, organizado pelo governo do Estado de São Paulo, que avalia 10 itens sempre buscando a melhoria na vida das pessoas e das cidades, respeitando o Meio Ambiente.

A alavancada é significativa uma vez que, participar e obter resultados positivos no PMVA, é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP.

Subindo na escala, Tietê alcança a 137º posição, ficando acima de inúmeros municípios. Mas, a intenção do prefeito Vlamir Sandei é que em 2018, Tietê alcance resultados ainda mais satisfatórios. “Investir no meio ambiente é investir na qualidade de vida das pessoas e essa é nossa prioridade.  Está na Constituição. O poder público tem o dever de defender o meio ambiente, o que pressupõe políticas públicas construídas em conjunto com a sociedade para atender tanto às presentes, quanto às futuras gerações”, contou o prefeito.

Também sobre o próximo ano, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado já informou que aumentará os níveis técnicos de avaliação, e, de acordo com o secretário da SEMADES, George Nicolosi,  “A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável já possui um Plano de Trabalho para elevar nossa cidade a melhores posições”.

 

EVOLUÇÃO GERAL:

2ª pré-certificação (setembro/2017)

Município   Nota 1ª pré- certificação (>=25 pontos)    Nota 2ª pré- certificação (>=50 pontos)   Evolução
TIETÊ           35,66                42,80   20,02%

  

                                                                                                

Fonte: http://arquivos.ambiente.sp.gov.br/municipioverdeazul/2011/11/classificacao_geral.pdf