Conselho Municipal de Drogas define estratégias para o carnaval de Tietê



O Conselho Municipal sobre Drogas (COMAD) de Tietê foi retomado no começo deste ano, e com a chegada do carnaval desenvolveu, em conjunto com as secretarias de Segurança e Trânsito, Turismo e Lazer e Esportes, Juventude e Lazer, uma série de estratégias de combate ao uso de drogas e bebidas alcoólicas a menores de idade, que serão implantadas na cidade.

As ações se darão principalmente com a atuação presencial da PM e GM, com o trabalho de cães farejadores, a fim de coibir o uso de entorpecentes. Ações da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal para inibir também a venda e ingestão de bebidas alcoólicas por menores de idade.

O conselho chama a atenção para o uso de bebidas alcoólicas por menores de idade como um fator preocupante e de alerta aos responsáveis, pois é crescente o número de crianças e adolescentes na Praça Dr. Elias Garcia e em eventos particulares, com acesso muito fácil a esse tipo de droga lícita.

Estudos apontam que o uso de bebidas alcoólicas pode levar rapidamente ao uso de outras drogas mais pesadas.

Algumas dicas para os pais:

                ⁃ Orientar os filhos a portar documento de identificação.

                ⁃ Informação, educação e diálogo são apontados como melhor caminho para impedir que adolescentes se viciem.

                ⁃ Os pais devem estar sempre atentos ao comportamento do (a) filho (a), e qualquer mudança deve ser rapidamente investigada.

 

Sobre o conselho:

O conselho municipal de drogas tem a missão de se tornar um órgão de combate e prevenção ao uso de álcool e drogas sendo respeitado e tendo credibilidade em relação a sociedade pelas suas iniciativas e empenho em suas ações no município de Tietê.

O COMAD tem o dever de instruir e educar a juventude em relação ao consumo de álcool e drogas de uma maneira didática, amorosa e eficiente.

Além disso, as ações do órgão estão pautadas na prevenção como uma maneira inteligente para que as drogas sejam evitadas.