EMEB Alice realiza exposição para o Dia do Índio.



Hoje, 19 de abril, os alunos da EMEB “Profª Alice de Souza Melo Camargo” tiveram a oportunidade de participar de uma exposição especial realizada como parte das atividades comemorativas ao Dia do Índio.

Nesse evento, as crianças puderam ver de perto objetos típicos, instrumentos, maquetes e fotos de tribos indígenas. Além da exposição, os alunos participaram de pintura de rosto, dança e contação de histórias da Prof.ª Karin Assumpção.

Ao longo da semana as crianças puderam tocar e dançar com os objetos típicos, fazer artesanato, apreciar arco e flecha, ver fotos da aldeia Tuyuka (Manaus) no telão, além de assistir curtas-metragens. A EMEB ressalta a importância da participação dos pais nas atividades, que se inteiraram com o núcleo escolar no empréstimo de material para a realização das atividades.

Segundo a diretora, Mirian Martins Cardia “o objetivo principal é conhecer uma cultura diferente e desenvolver valores como o respeito à diversidade, que tem sido atingido de forma plena e adequada à faixa etária das crianças”.

Nesta data ocorrem pelo país vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Fica registrada a homenagem da Prefeitura do Município de Tietê aos povos indígenas.