SEMADES realiza palestra técnica sobre raiva bovina



Na quinta-feira, 03 de maio, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável realizará no Salão Nobre uma palestra técnica sobre raiva bovina.

O evento terá início às 19:30 e deverá abordar o ciclo de transmissão da raiva, prevenção, combate e informará os presentes sobre os quatro recentes casos de raiva bovina registrados em Tietê e que já teve todos os procedimentos de linha de conduta já foram adotados.

É importante lembrar que a raiva bovina não tem nenhuma conexão com a febre aftosa, que foi erradicada do Estado de São Paulo.

 

Raiva Bovina

A raiva é uma encefalite aguda viral transmitida através da mordedura de animais doentes e portadores, e que se caracteriza por um quadro neurológico fatal. Estima-se que a raiva seja responsável pela morte de cerca de 50.000 bovinos por ano no Brasil. 
A raiva bovina é geralmente transmitida pela mordedura de morcegos hematófagos, que atuam como portadores, reservatórios e transmissores do vírus da raiva.
Nos bovinos a forma clínica mais comum é a raiva paralítica, entretanto, podem ocorrer casos de raiva furiosa. O animal afetado apresenta uma hipersensibilidade a todos os fatores externos. Ocorre uma nítida mudança de hábito, os sintomas evoluem para perda da consciência, mugido rouco, aumento do volume e presença de espuma na saliva, midríase, fezes secas e escuras, andar cambaleante, paralisia dos membros posteriores, e evolução para a paralisia dos anteriores. A morte ocorre 4 a 8 dias após o início dos sintomas. 

 

Mais informações na SEMADES (15) 3282.8706 ou na Casa de Agricultura (15) 3282.1331.