1º Ciclo de Palestras pela Saúde da Mulher será realizado em Tietê



A Prefeitura do Município de Tietê, através da Ouvidoria Geral do Município em conjunto com a Secretaria de Saúde e Medicina Preventiva e Setor de Fiscalização Tributária realiza no próximo dia 18 de maio o “1º Ciclo de Palestras Pela Saúde da Mulher” com foco nas servidoras municipais.

O evento está agendado para iniciar a partir das 13h30 e contará com duas palestras, a primeira com a enfermeira Mônica Rama Cardoso que abordará “Câncer de mama: prevenção e diagnóstico” e em seguida, a nutricionista Gabriela Lourenço falará sob o tema “O papel da alimentação na saúde da Mulher”, em seguida será oferecido um café da tarde às participantes.

A ação conta com o apoio de membros da iniciativa privada como, Estética Angélica Brocca, Nutricionista Maria Gabriela Tonon, Panificadora Melaré, Farmácia de Manipulação Medicinale e Loja SIM! Tietê.

A data foi escolhida pela proximidade com o Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama no 3º domingo de maio de cada ano, que em São Paulo foi regulamentada pela LEI Nº 10.459 de 20 de dezembro de 1999, que tem por fim, conscientizar a mulher paulista sobre diagnósticos preventivos, inclusive a triagem médica, a ser executada nos postos de saúde de São Paulo, com pessoal treinado e de acordo com métodos clínicos específicos.

Além disso, o dia 28 de maio é de extrema importância para as mulheres. A data marca duas lutas para a saúde feminina, o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Ambas têm como objetivo chamar a atenção e conscientizar a sociedade dos diversos problemas de saúde e distúrbios comuns na vida das mulheres.

As mulheres já são maioria no Brasil. Segundo o último censo do IBGE, elas representam 51% da população brasileira. Com o aumento da expectativa de vida delas, é ainda mais importante prestar atenção à saúde nas diferentes fases da vida. Por isso, é fundamental manter os exames preventivos sempre em dia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil e mais dez países latino-americanos conquistaram avanços significativos na redução de mortes relacionadas à gravidez ou parto de 1990 a 2013. Mundialmente, taxas também estão em queda, embora doenças crônicas e outras condições médicas pré-existentes ainda sejam um problema grave. O Brasil reduziu sua taxa de mortes maternas em 43% desde a década de 90.

 

Serviço:

1º Ciclo de Palestras pela Saúde da Mulher

Data: 18/05/2018

Horário: 13:30 horas

Local: Salão Nobre da prefeitura do Município de Tietê (Praça J.A. Correa, 01 – Centro)

Mais informações na ouvidoria do município pelo telefone: (15) 3285-8755.