1º Encontro de Saúde Mental é realizado em Tietê



A Secretaria da Saúde e Medicina Preventiva com a equipe do CAPS I – Tietê “Dr. José Joaquim de Toledo”, realizou na última quinta-feira, 17, o “1° Encontro de Saúde Mental” em Tietê, com o tema “Rede de Atenção Psicossocial: O trabalho da rede em saúde mental”, no auditório “Prof.ª Maria de Lourdes Toledo Teixeira”

Foram abordados os trabalhos realizados na rede pública de saúde voltados à saúde mental, através de apresentação de vídeos e palestra com a psicóloga Dra. Isabel Cristina Baddini Martinez, integrante da Coordenação de Saúde Mental do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba

O evento também marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial estabelecido como dia 18 de maio, através da reflexão sobre o cuidado em saúde mental e pela defesa de tratamento humanizado e políticas públicas para as pessoas com sofrimento mental.

A luta reforça a importância de se ultrapassar as formas excludentes e violentas de tratamento das pessoas em sofrimento mental e promover a reinserção social.

Nos últimos anos é visível uma transformação na oferta de tratamento, com serviços alternativos, com base comunitária e com a perspectiva de atenção psicossocial, não restringindo o tratamento à medicalização. Dessa forma, a Política de Saúde Mental prevê serviços substitutivos: os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), as Residências Terapêuticas, Programas de Redução de Danos, Centros de Convivências, as Oficinas de Geração de Renda, dentre outros.