Etec de Tietê irá conhecer, neste sábado, projeto que irá prosseguir no maior hackathon estudantil do estado de São Paulo



No próximo sábado – 23 de junho – 11​  grupos de alunos da Etec Dr. Nelson Alves Vianna, localizada em Tietê-SP serão avaliados por uma comissão julgadora de especialistas. A atividade é parte do Startup in School, a maior competição estudantil de empreendedorismo e tecnologia, do estado de São Paulo, que chega neste ano, pela primeira vez, ao noroeste paulista.

O curso destina-se a alunos do ensino médio e tem o foco de estimular competências de inovação empreendedoras, tecnológicas, além do protagonismo do aluno. Os participantes aprendem sobre empreendedorismo, criação de aplicativos para celular e plano de negócios. Neste segundo sábado, os projetos criados são apresentados a uma banca de dez especialistas. Os critérios de avaliação envolvem: entendimento do público-alvo, inovação, impacto na vida dos usuários, sustentabilidade financeira, viabilidade técnica e protótipo. Só um projeto de cada Etec é escolhido para participar da segunda etapa, que envolve a semifinal online e, depois, um Day Camp na sede do Google Campus, no segundo semestre. 

O SiS também oferece aos professores conhecimentos específicos, por meio do curso “Competências Empreendedoras na Escola”.  Dessa maneira, todos os alunos são expostos às ferramentas e às metodologias apresentadas pelo SiS, a serem aplicadas, pelos professores, de forma integrada nas disciplinas regulares.

 “Além de estimular o protagonismo social, o Startup in School tem trabalhado na direção de reforçar para as meninas que tecnologia é também assunto delas. A estratégia tem funcionado. Em 2017, 41% das 60 vagas por escolas, esgotadas em média em três minutos e meio, foram preenchidas por meninas”. É o que destaca Jaciara Cruz, a Diretora Geral da Ideias de Futuro, idealizadora do programa Startup in School.

O que dizem os idealizadores, apoiadores e participantes

Segundo Marcelo Lacerda, diretor Políticas Públicas do Google para o Brasil, "O projeto contribui para que o aluno saia do ensino médio com uma perspectiva mais ampla sobre o mercado de trabalho, levando em consideração também o empreendedorismo e o uso da tecnologia. Essa contribuição está alinhada ao objetivo do Google de contribuir para o fortalecimento do ecossistema digital nacional".

Para a diretora-superintendente da Centro Paula Souza, Professora Laura Laganá, “As edições já realizadas nas Etecs tiveram resultados brilhantes, com muitos projetos criados e alguns já no mercado, mostrando potencial real de aplicação, além das qualidades criativas e empreendedoras dos nossos jovens”, celebra Laura Laganá. Ainda na percepção da diretora-superintendente, ao longo do projeto, o estudante recebe instrumentos para lidar com os impasses lógicos do dia a dia. Mas, os colégios também mudam. “As escolas se renovam. E uma corrente se cria diante de novas formas de aprendizado e da valorização das capacidades de professores e estudantes”, complementa.

O aluno Pedro Rezende, um dos desenvolvedores do Walp, App que divulga ONGs a doadores e vencedor da edição 2016, agradece por ter apostado no Startup in School porque os ensinamentos trazidos pelo projeto trouxeram outra percepção e continuam trazendo: “Quando entrei no concurso, tinha uma visão sobre tecnologia totalmente diferente da que tenho hoje. Recebemos mentoria de três meses, para melhorar o projeto, e acabou durando muito mais. Hoje, o projeto já está disponível no Google Play (serviço de distribuição digital de aplicativos)”, celebra Pedro, que irá prestar vestibular para analista de sistemas.

Startup in School 2018 - PRIMEIRA ETAPA 

 

Datas

Etecs

ABRIL

07 e 14

 Etec - Jorge Street *

 

Etec - Cubatão 

 MAIO

05 e 12

 

Etec - Lauro Gomes – São Bernardo do Campo

 

Etec Guaianazes – Guaianazes (capital)

 MAIO

19 e 26

Etec Philadelpho Gouvêa Neto – São José do Rio Preto

 

Etec Mairiporã – Mairiporã

 

JUNHO

16 e 23

Etec Dr. Nelson Alves Viana – Tietê

 

Etec Prof Horário Augusto da Silveira – Vila Maria (capital)

 

Sobre a Ideias de Futuro

É uma consultoria de inovação social, fundada em São Paulo, em 2013, que atua no mercado de Educação, em especial, no desenvolvimento de competências de inovação e empreendedorismo tecnológico para alunos e professores. Seu principal programa é o Startup in School. A consultoria também apresenta soluções para organizações, de outros setores, interessadas em promover inovação de impacto, incorporando a geração de valor socioambiental em seus produtos, serviços e processos. Faz parte dos valores da Ideias de Futuro atuar no desenvolvimento do ecossistema local de empreendedorismo e tecnologia.

Startup in School

Projeto realizado desde 2015, com o apoio do Google e do Centro Paula Souza. Consiste na criação de hackathons estudantis e workshops para professores, realizados ao longo do ano, com o propósito de estimular e/ou ampliar a cultura de empreendedorismo, com a criação de aplicativos para celular que tragam impacto social ao seu bairro, região ou cidade.  O SiS é destinado a alunos de escolas do ensino médio e técnicos e já impactou mais de 20 mil alunos, capacitou 300 professores e envolveu 130 jurados. Sete Apps desenvolvidos no SiS contam com mentoria. São eles: “Amor em Leite”(conecta mães lactantes a bancos de leite materno para prematuros), “Help my Car” (app para encontrar mecânicos e serviços automotivos para seu carro), “Local Bus”(pretende avisar o momento de ir para o ponto de ônibus), “MovOn” (divulgação de eventos em formato de menu, como um “iFood de eventos”), “Pet Friens” (conectar donos de pets com cuidadores), “ReCiclo”(encontrar a melhor maneira de descartar lixo e outros materiais) e “Walp” (divulga ONGS e necessidades para facilitar doações). O Walp já está disponível para download na Google Play Store.

Sobre o Centro Paula Souza 

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em aproximadamente 300 municípios paulistas. Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuárioe de Serviços, ultrapassa 207 mil estudantes. As Fatecs atendem mais de 82 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica.