Tietê supera a média estadual de vacinação contra Polio e Sarampo



Mais de 60% do público-alvo da vacinação contra sarampo e poliomielite está imunizado em Tietê após o fim do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação, neste sábado, 18 de agosto.

Os dados são da Secretaria de Saúde e Medicina Preventiva do município, através da Vigilância Epidemiológica, que informou também que só no dia D foram imunizadas 339 crianças contra a Poliomielite e 331 crianças contra Sarampo.

Até o momento a campanha atingiu uma cobertura vacinal de 65,11% de poliomielite e 64,84% de sarampo. Os números ultrapassam a média estadual de 51,11 para poliomielite e 50,01% para o sarampo.

No município a campanha teve início em 04 de agosto e segue até o dia 31 do mesmo mês. A Secretaria espera atingir o 100% do público alvo antes do final da campanha.

A campanha tem por objetivos:

Vacinar quem nunca tomou a vacina;

Completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas;

Dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).

Segundo o Ministério da Saúde, esse tipo de campanha que inclui o reforço da dose acontece de quatro em quatro anos e já estava prevista no orçamento da pasta. Este ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.

Quem deve ser vacinado?

Contra a poliomielite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa "gotinha".

Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.

Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.