Corpo de Bombeiros realiza treinamento de Curso de Mergulho em Rio



Na última quarta-feira (31), o Corpo de Bombeiros realizou na Represa do Rio Sorocaba um treinamento de mergulho em rio como parte do curso de capacitação em salvamento aquático.

O curso consiste numa série de atividades, desenvolvidas ao longo de 45 dias, que objetivam capacitar profissionais da defesa civil nas mais variadas situações de resgate no meio aquático, realizando treinamentos com diferentes competências em ambientes como mares, represas, rios, lagos e lagoas.

Na ocasião serão formados 15 mergulhadores da região de Sorocaba e também de cidades como Botucatu, Bauru, Santos e Araçatuba.

Segundo o Sargento Michelin, no que tange o curso, que já ruma para as atividades finais, o treinamento específico realizado na data de 31 de outubro é de suma importância para a região de Sorocaba, devido a presença de diversos pontos de possível acesso a rios e represas.

O Sargento ainda salienta que o salvamento aquático é uma medida tomada pela defesa civil quando a prevenção falha. Há cerca de um mês do verão, a tendência é que ocorrências de afogamento e acidentes envolvendo ambientes aquáticos aumente. Como forma de prevenção, Michelin ressalta algumas medidas como evitar a prática do nado alcoolizado, evitar fortes correntesas e espaços de profundidade desconhecida. O Corpo de Bombeiros também alerta a população sobre a importância de, em casos de afogamento, os civis sem treinamento e/ou preparo não tentarem realizar o resgate por meios próprios, o que pode colocá-los também na situação de vítima.

Para casos de afogamento e salvamento aquático disque 193.