Prefeitura realiza evento em homenagem ao Dia da Consciência Negra



Na próxima terça-feira, 20 de novembro, será realizado evento em homenagem ao dia da Consciência Negra, comemorado na mesma data, no Paço Municipal. A data é de reflexão sobre a importância da cultura e da história do negro no Brasil. Neste dia, no ano de 1695, morreu Zumbi dos Palmares, um símbolo da resistência à escravidão.

As festividades foram organizadas pelo gabinete e pela secretaria de Governo e Coordenação e tem como principal objetivo valorizar as raízes da cultura afro-brasileira e combater qualquer tipo de preconceito.

A programação terá início às 15 horas com apresentação dos alunos da EMEB Professora Carlina Alves Lima, seguido de uma oficina de bonecas Abayomi com Ligia Aparecida Bonifácio.

No fim da tarde, a partir das 18 horas haverá apresentação do batuque de umbigada, dança circular com a focalizadora Ivonete Campos e capoeira em frente ao Paço Municipal. Com uma homenagem ao Mestre Herculano, falecido em março deste ano, e à sua esposa Iraci Marçal.

 

As Abayomis:

Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.

Sem costura alguma (apenas nós ou tranças), as bonecas não possuem demarcação de olho, nariz nem boca, isso para favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias africanas.

 

Batuque de Umbigada:

A tradição do Batuque de Umbigada é uma manifestação cultural, caracterizada pelo som do tambú (instrumento musical moldado em fogueira, a partir de um toco oco de árvore), com danças com conotação espiritual e com letras, poemas, modas que apresentam representações existenciais.

 

Dança Circular Africana:

A dança circular sagrada ou dança de roda, é uma prática que reúne vários tipos de danças tradicionais folclóricas de diferentes locais do globo. A forma do círculo tem uma grande importância na África, simbolizando a Grande Mãe, em toda região do continente são vistas danças de roda.

 

Capoeira:

É uma expressão cultural que mistura luta, dança, cultura popular, música. Desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes, é caracterizada por movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobático. Uma característica que a distingue de outras lutas é o fato de ser acompanhada por música.
A palavra capoeira tem alguns significados, um dos quais refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira obtivesse o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.