Prefeitura realiza Evento no Dia da Consciência Negra



No dia 20 de novembro celebra-se o Dia da Consciência Negra. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência contra a escravidão, em 1695.

Em detrimento à data, na última terça-feira (20), a Prefeitura do Município de Tietê, através da Secretaria de Governo e Coordenação e do Gabinete, com o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura, realizou um evento que teve como objetivo a valorização das contribuições africanas para a formação da cultura brasileira, a valorização das diferenças e a reflexão sobre as pautas atuais.

O evento teve início às 15h, no Salão Nobre do Paço Municipal, com as palavras do Prefeito, Vlamir Sandei, que destacou a importância da data como forma de valorização das contribuições do negro para a identidade brasileira. Após, foi realizada uma apresentação musical dos alunos da prof.ª Divina Mangueira da EMEB “Prof.ª Carlina Alves Lima”, parte do projeto “Africanidades”, idealizado pela prof.ª Gisele Infante. Durante o dia, os trabalhos realizados pelos alunos ficaram expostos pela Prefeitura.

Em seguida, os alunos puderam participar de uma oficina de bonecas abayomis, ministrada por Maria Lígia Aparecida Bonifácio de Melo. As abayomis eram feitas nos navios negreiros pelas negras africanas com pedaços das próprias roupas para distrair as crianças durante a viagem.

A partir das 18h, do lado de fora, os presentes puderam participar do batuque de umbigada com os batuqueiros de Tietê, de uma dança circular sob orientação da focalizadora Ivonete Campos e de uma roda de capoeira com os alunos do Mestre Alexandre Sandei (Alemão) da Oficina Cultural Maestro Orlando da Silveira.

Na ocasião, Irani Marçal,  esposa de Mestre Herculano Marçal, grande nome do Batuque de Umbigada, falecido no começo de 2018, foi homenageada.