Canil da Guarda Municipal participa de Evento Beneficente



No dia 15 de novembro, a equipe do Grupo de Operações Especiais (GOE) Canil da Guarda Civil Municipal de Tietê esteve presente no evento “Flash Day” realizado no Espaço Santa Adélia.

O evento foi realizado pela ONG Miau Jude e teve como objetivo a arrecadação de fundos para a continuação do desenvolvimento dos trabalhos de resgate de animais em situação de rua e vítimas de maus tratos.

Na ocasião foram feitas demonstrações das habilidades de faro e proteção com os cães do GOE.

O cão age por comando do guarda que o está conduzindo. Segundo a explicação do Comandante Geral da GCMT, Wagner Scorsatto, se um indivíduo que passa por uma abordagem esboça algum tipo de reação, o cão irá imobilizar o suspeito e permitir a continuidade dos procedimentos.

No caso do faro de entorpecentes, quando a equipe é acionada para uma averiguação de denúncia sobre uma situação de tráfico, é utilizado o cão de faro, que indicará a localização do entorpecente através do olfato. “(...) as células olfativas do ser humano chegam a cinco milhões, enquanto em um cão atingem 220 milhões”, complementa o Subcomandante Geral da GCMT Mizael de Medeiros.