Prefeitura adere ao Dezembro Verde



O abandono de animais é uma prática criminosa, cada vez mais frequente no Brasil, e no nosso município infelizmente não poderia ser diferente. O abandono de animais em Tietê vem crescendo e preocupando várias entidades.

Com o propósito de chamar atenção para este problema, foi lançado a campanha “Dezembro Verde – Não ao abandono de animais”.

De acordo com estudos, o número de animais abandonados cresce significativamente no fim do ano, quando se aproxima o período de festas de final de ano e viagens, onde famílias deixam seus animais para trás.

 Diversos motivos fazem com que uma pessoa chegue a esse ato de crueldade, dentre eles, alguns mais comuns são: férias, presente indesejado, crias indesejáveis, animal cresce demais, proprietário muda de endereço, entre outros.

O nosso município possui um Canil Municipal – vale ressaltar que esse canil não é um abrigo de cães, os animais que estão lá foram resgatados pela equipe de Zoonoses e, depois de medicados, permanecem no local de maneira temporária, aguardando adoção – onde já passaram inúmeros casos de abandonos, vamos relatar alguns.

Costelinha: Gato, foi abandonado na rodoviária do município, estava machucado e com lesão na costela, foi medicado e depois de um tempo foi adotado, vive muito feliz com seu novo lar.

Negão: Negão foi abandonado de maneira muito cruel, acorrentado em uma árvore, próximo ao clube de campo Recreativa na área rural, sem água e sem comida. Essa corrente machucou o pescoço dele, foi trazido até o CCZ, feito todo protocolo médico e logo foi doado para uma família.

Amarelinha: Essa cachorra foi jogada por cima do alambrado do canil municipal dentro de um saco, ela era muito medrosa e arisca, puramente por medo, hoje ela está super bem e é amorosa, está no canil aguardando adoção responsável.

Princesa: Essa cachorra foi abandonada nas proximidades do Restaurante San Raphael, estava com sarna, ferida aberta atrás da orelha com “bicheira” e artrose severa, seu abandono deve ter sido por esse motivo. Muito amorosa à espera de uma família que a faça feliz.

Pandora: Cachorra encontrada próximo a empresa Ulimax, muito amorosa, estava magra e com ferida grande na cabeça, aparentava estar abandonada há bastante tempo - hoje está totalmente recuperada, linda, mais amorosa ainda e aguardando um lar.

Como se pode observar, o abandono é uma prática recorrente, apesar de ser um crime, muitos o fazem acreditando na impunidade, e quem “paga o preço” deste crime são estes animais. Por isso, é de extrema importância a ação consciente da entrada de um animal numa família, aqui vamos citar alguns pontos importantes que devem ser analisados antes da adoção:

*Dica extra: Ao adotar um animal adulto você já saberá exatamente seu porte e temperamento, diminuindo o risco de um futuro abandono.

Se agir com consciência, a convivência com um animal será a experiência mais marcante e maravilhosa do mundo, você provará de um amor absoluto. Entretanto, se você “se cansar dele”, ele sofrerá muito pois, ele tem você como dono, como responsável!

Nunca abandone seu animal, e se você souber de alguém que pretende fazê-lo, oriente-o para que isso não aconteça.

 

Abandonar um animal é cometer um crime contra um ser indefeso! Adote um amigo com consciência e responsabilidade! Adote esta ideia!