Quedas de árvores são registradas em Tietê



Na última semana, a Prefeitura do Município de Tietê registrou através da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES) a queda de duas árvores em espaços públicos.

Uma das quedas ocorreu na Rua José de Castro Reis, no bairro COHAB. A queda não causou danos graves, salvo pequenas avarias em um automóvel. Apesar de ter aparentado estar em perfeitas condições, a árvore tinha sua base tomada por fungos e cupins.

O outro registro vem de uma árvore da Escola Municipal Maria José Dal Bó Giovanetti Polastre (Zezé Giovanetti), no bairro do Bertola. A árvore também possuía o tronco comprometido e a queda não resultou danos graves.

Embora muitas vezes uma árvore comprometida não dê sinais de uma possível queda, existem alguns sinais que podem ajudar a identificar o comprometimento do espécime como orifícios produzidos por animais, desequilíbrio na copa, presença de fungos no tronco ou nas raízes, lesões na base e afinamento das raízes.

No caso da identificação de uma possível queda, os munícipes devem entrar em contato com a SEMADES através do n° (15) 3282 8706 ou 3282 7889.

 A SEMADES reitera sua disponibilidade para trabalhar na prevenção das quedas e ressalta que cada caso é devidamente estudado e as procedências em relação ao corte acontecem de acordo com o protocolo estabelecido, dentro da legalidade, com o objetivo de proteger o cidadão e o meio ambiente.