Semana do Meio Ambiente mostra a importância da sustentabilidade e preservação dos recursos



A Prefeitura do Município de Tietê, através da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, realizou nessa última semana (03 a 07/06) a Semana do Meio Ambiente. O evento contou com diversas atividades tendo como objetivo a conscientização da população na defesa do meio ambiente e do patrimônio natural, pensando na sustentabilidade, preservação do meio ambiente e qualidade de vida.

As atividades começaram na segunda-feira (03), com a abertura da Exposição Fotográfica “Belezas naturais da APA Tietê-Jumirim”, no Shopping Giardino, tendo como expositores os fotógrafos ambientais: Sidnei Paladini, Guto Paladini, Ubaldo Bergamin Filho e Antônio Vilela. Os alunos do 8º e 9º da Escola Luiz Antunes prestigiaram a abertura, conhecendo as belezas naturais e históricas da APA Tietê/Jumirim. A exposição ficou aberta ao público durante a semana, e teve o apoio do Shopping Giardino, Flora Santiago e Frigoterra Alimentos.

Durante a semana, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente realizou palestras e plantio de árvores nas Escolas Municipais, com objetivo de expor aos alunos a atividade de preservação, sustentabilidade e cidadania.

Na sexta-feira (07), no Salão Nobre da Prefeitura, ocorreu a Posse dos Membros do CONDEMA e o “Prêmio Amigo do Meio Ambiente”. Os membros do CONDEMA que tomaram posse foram: George Luis Orsolini Nicolosi, Marcela Cazeto, José Roberto Dantas Bordenale, Paulo Roberto Foltran Valentim, Antonio Carlos Montes Mosca, Mônica Maria Nascimento, Márcio Magalhães, Kalif Jacob de Campos, Antônio Carlos Nicolosi de Faria, José Carlos Alves Bom, José Carlos Pizol, Luiz Lucas Battisttuzzi, Flávia Alberta Gaiotto Melaré, Everton Ricardo de Almeida Miguel, Felipe Fedozzi, Caroline Rugulo Fioravante, Sérgio Luiz Torrezan, Maria Fernanda Carrara Lazarini, Wladinir Gomes e Angelo Benedito Aparecido Azoli.

Os homenageados do “Prêmio Amigo do Meio Ambiente” foram: Sidnei Nocheli Paladini, Luis Augusto Paladini, Antonio Vilela, Ubaldo Bergamin Filho e Waldnir Gomes. Ambos foram homenageados pela grande contribuição na Defesa do Meio Ambiente no município.

As atividades tiveram encerramento no sábado (08), com a Barqueada “Observando a biodiversidade do Rio Tietê”, que teve saída na Ponte do Pirapora, com trajeto final no Parque Ecológico Cornélio Pires. Durante o trajeto, pode-se observar a biodiversidade nas margens do Rio Tietê, em que tem uma grande extensão dentro do município e faz parte do patrimônio natural.