Tietę sedia “EmCena” do Projeto Guri pela primeira vez



Na tarde da última terça-feira (25), Tietê recebeu a primeira edição de camerata do evento “EmCena” do Projeto Guri.

O evento, que aconteceu no teatro do Seminário St.ª Terezinha, consiste no encontro entre polos do Projeto da região de Sorocaba. Segundo a coordenadora do Polo Tietê, Maria José Belaz, o evento costumava acontecer dividido por cordas, percussão e coro, mas esta é a primeira vez em que acontece no formato de camerata, com a união dos três naipes.

Neste ano o encontro teve como tema “A Música do Brasil que Eu Quero”. Como parte da temática, cada coordenador de polo escolheu uma música para ser apresentada ao público entre as trocas de formação no palco, que refletisse sua visão acerca do tema proposto.

Os polos participantes, além da cidade sede, Tietê, foram São Miguel Arcanjo e Itapetininga.

Os alunos tieteenses abriram o evento com as canções “Do Leme ao Pontal” e ”Azul da Cor do Mar”, de Tim Maia. As performances resultam dos estudos realizados ao longo do semestre sobre a música dos anos 70 e a vida do artista. A apresentação contou com caracterização setentista completa.

O Polo de São Miguel Arcanjo apresentou suas versões de músicas como “Oração”, “Roda-viva” e “Saber Quem Sou” do filme “Moana”.

Itapetininga trabalhou o tema de “Piratas do Caribe” com uma visão apresentada sobre a chegada dos portugueses, tidos como piratas pelos povos indígenas.

Estiveram presentes na ocasião a Vice-prefeita, Ana Madureira; O Secretário de Turismo e Cultura, Marcio Saccon, o vereador Júnior Regonha e os supervisores de ensino do Polo Regional: Carmem Ribeiro Costa (canto coral), Thiago Felipe de Macedo (percussão) e Daniel Pereira (cordas dedilhadas).

O Polo local do Projeto Guri é mantido pelo Governo do Estado de São Paulo com apoio da Prefeitura do Município de Tietê. O período de matrículas para o 2° semestre do Projeto se encerra nesta sexta-feira, 28 de junho.