Desfile Cívico reúne população na Praça Central



Após as palavras iniciais do Secretário de Educação, Sulleiman Schiavi Nicolosi, e do Prefeito do Município de Tietê, Vlamir Sandei, o Ato foi aberto pela Banda Filarmônica Tieteense, seguida pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros. O destaque da abertura foi a apresentação dos 19 novos veículos adquiridos nos últimos três anos para a frota municipal, entre eles ônibus, pick-ups, compactos e até mesmo um trator equipado com grade de arado.

Após, as unidades escolares do município adentraram o desfile. A primeira unidade a desfilar foi o Centro Integrado de Recursos Especiais Pedagógicos (CIREPEM). Em seguida as unidades de educação infantil desfilaram, sucedidas pelas unidades de ensino fundamental e ensino médio.

A Escola Carlina Alves de Lima, que levantou a questão da igualdade racial e promoveu o projeto ”Africanidades” desenvolvido nos meses de outubro e novembro sob orientação da prof.ª Gisele Infante. A EMEB também homenageou os professores como formadores de todas as outras profissões com uma ala de alunos fantasiados dos mais variados tipos de profissionais.

A EMEB Maria José Pires Biagioni também levantou a questão da diversidade no Brasil, expondo as raízes nipônicas, europeias, indígenas e africanas do país. A escola Milton se destacou na fanfarra composta de percussão reciclável, sob coordenação do Prof.º Evandro Mosca.

A unidade Zezé Giovanetti promoveu em sua caminhada o movimento Setembro Amarelo que faz um alerta para o suicídio. Os alunos, precedidos pela patronesse da escola, seguiram o desfile com rosas amarelas e mensagens de positividade e acolhimento com a mensagem de que “falar é a melhor opção” e de que a depressão se trata de uma patologia que requer cuidados como qualquer outra.

A escola Antonio João Nastaro, unidade escolar rural do município, localizada no bairro Zambianco, ressaltou a importância do agricultor na sociedade. Após, a escola Eleutério José Moreira, maior unidade escolar em n° de alunos no município, apresentou seus votos de patriotismo acompanhada pela tradicional fanfarra.

Em seguida, a caminhada foi interrompida pela chegada da Imagem Peregrina de Nossa Sr.ª de Fátima, que parte de Portugal em viagem ao mundo todo.

Em continuidade, mais unidade escolares caminharam, com destaque para a EMEB Lyria de Toledo Pasquali, que apresentou os projetos artísticos de expressão corporal e grafitti desenvolvidos pelo Prof.º Frank Vitorino. Outro destaque foi o grupo dos Jovens Brasileiros em Ação (JBA) que alertou para a questão do desmatamento e também do Setembro Amarelo. A EMEB Luiz Antunes também ganhou destaque com a mensagem ambiental e a distribuição de mudas aos que prestigiavam o evento.

Em seguida desfilaram os atletas tieteenses, que desenvolvem suas atividades com o apoio da SEJUL (Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer), o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e os membros do projetos da Assistência Social como a melhor idade, o grupo Vivendo Feliz e os Centros e Referência e Referência Especializada.

O ato foi fechado com o desfile de mais dois veículos adquiridos recentemente para a frota municipal, dois ônibus escolares adaptados para o transporte de cadeirantes. O encerramento oficial aconteceu nas palavras do Prefeito Vlamir que se declarou emocionado e salientou a importância da manifestação do amor à pátria para a construção de um futuro melhor.