Prefeitura Promove Vivência pelo Setembro Amarelo



Na manhã desta quarta-feira, 18 de setembro, a Prefeitura do Município de Tietê, através da Secretaria de Governo e Coordenação, promoveu uma vivência pelo movimento do Setembro Amarelo no Salão Nobre do Paço Municipal.

A vivência foi ministrada pelos psicólogos Nelson Morás Neto e Isabela Sanches Campos Leite para os estudantes do 1° ano dos ETIMs de Informática e Administração da ETEC Dr. Nelson Alves Vianna.

O encontro foi iniciado com uma dinâmica onde os participantes receberam uma folha em branco na qual deveriam escrever um sonho ou perspectiva de futuro e então receberam três questões. Após, foi indicado que os estudantes que não conseguissem responder nenhuma das questões rasgassem suas folhas.

Segundo Nelson e Isabela a folha funciona como uma metáfora para a vida de cada presente, e exemplifica a visão de que o suicídio é encarado erroneamente como uma forma de fugir de problemas que, num primeiro momento, não aparentam ter solução.

A partir de então, durante a conversa, os profissionais abordaram a importância de falar sobre o assunto, os possíveis comportamentos que podem indicar tendências suicidas, as principais causas e a melhor forma de auxiliar uma pessoa com indícios da ação.

Após a abertura para perguntas e debate, os participantes se encerraram a vivência com um registro fotográfico em prol ao movimento enquanto seguravam bexigas amarelas.

De acordo com os profissionais, este tipo de ação é importante para “retirar a psicologia das quatro paredes do consultório e abordar questões de saúde pública, como o caso do suicídio, de forma mais ampla e aberta. Os psicólogos ainda estudam a promoção de rodas de conversa voluntárias aos sábados na Praça Dr. Elias Garcia.

A Prefeitura do Município de Tietê oferece tratamento psicológico através de encaminhamento das Unidades Básicas e Saúde e também através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

A Associação sem fins lucrativos CVV (Centro de Valorização da Vida) também realiza apoio emocional em prevenção ao suicídio através do 188 e de outros canais de comunicação.

Mais informações através do site: https://www.cvv.org.br/