Campanha Outubro Rosa alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama



A Prefeitura do Município de Tietê apoia mais uma vez a Campanha Outubro Rosa com objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento surgiu na década de 90 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama e é celebrado anualmente, com o propósito de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Durante o mês serão realizados nos Postos de Saúde do município ações e atividades a fim de tratar sobre esse tema importante para a saúde feminina. Além disso, o site institucional e as mídias sociais da Prefeitura terão informações de conscientização sobre o assunto.

Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer também é o primeiro mais frequente nas mulheres das Regiões Sul (73,07/100 mil), Sudeste (69,50/100 mil), Centro-Oeste (51,96/100 mil) e Nordeste (40,36/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19,21/100 mil)

Existe tratamento para câncer de mama e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, e amamentar.

No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde, assim como a da Organização Mundial da Saúde e a de outros países, é a realização da mamografia de rastreamento em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos.

O auto cuidado é a melhor forma de demonstrar amor próprio e prevenir o Câncer de Mama.