Festa de São Benedito reúne tradição, cultura e religiosidade no fim de semana



No último fim de semana se encerraram as comemorações da 151ª Festa de São Benedito em Tietê. O ápice da festa reuniu atrações culturais e religiosas e fechou o evento com a manifestação dos devotos em uma grande procissão.

No sábado, após a subida do mastro, a tradicional Missa Afro-brasileira foi realizada na capela do padroeiro da festa. A missa afro-brasileira é um rito que incorpora elementos herdados da presença africana no Brasil como o ofertório de frutas e comidas típicas, as vestimentas étnicas, o uso de percussão afro-brasileira e cânticos entoados em língua banta e iorubá.

A partir das 22h teve início o Batuque de Umbigada no barracão da Santa Cruz. A abertura foi realizada por Daniela Aparecida de Souza Almeida, que, emocionada, relembrou a memória do pai, Mestre Herculano Marçal e reafirmou o compromisso de manter vivas as tradições e a ancestralidade negra.

Este ano o batuque contou com a presença do grupo de jongo Filhos da Semente, da cidade de Indaiatuba. Jociara Rodrigues, liderança no grupo, também relembrou a vivência com Mestre Herculano em seus últimos momentos de vida: “Se o senhor partir, vou perder minha referência” – lembrou a jongueira.

A tradição do batuque reuniu turistas de inúmeras partes do Estado de São Paulo.

Na manhã de domingo, como em todos os anos, a corte de São Benedito se reuniu no Paço Municipal para o café da manhã seguido da procissão até a capela onde se realiza a missa da corte. Como presidentes honorários da coroa, o Prefeito Vlamir Sandei e  a 1ª Dama Natália Sandei conduziram os objetos sacros na caminhada que levou a relíquia selada oficialmente pelo Vaticano.

Durante a tarde, a procissão principal reuniu irmandades de diversas cidades como Conchas, Laranjal Paulista e Cerquilho, além de contar mais uma vez com a presença da corte de São Benedito, das paróquias da cidade e de autoridades do poder público. Ao final da caminhada a imagem retornou para a capela e ficou exposta para a adoração dos fiéis.

Segundo balanço da Polícia Militar a cidade recebeu cerca de 4.000 visitantes. As comemorações festivas seguem como nos anos anteriores concentradas no Centro de Exposições e Lazer Luis Uliana, que também recebe as caravanas.

A polícia militar e a guarda civil municipal atuaram em conjunto na segurança e controle de trânsito. Não houveram graves ocorrências.

As festividades de São Benedito são parte da história tieteense e contam com o apoio da Prefeitura do Município.