Cultura e Comunidade do Samba lançam programação em Comemoração ao mês da Consciência Negra



O mês de novembro é considerado nacionalmente como o mês da Consciência Negra. Na data oficial, 20 de novembro, e ao longo de todo o mês o país relembra as heranças sociais e culturais africanas e abre espaço para as principais discussões que englobam a população afrodescendente.

Em celebração ao mês, a Prefeitura do Município de Tietê, através da Secretaria de Turismo e Cultura lança uma programação voltada à valorização e difusão da cultura negra.

A programação se inicia na segunda-feira, dia 25 de novembro, com uma missa de Celebração à Consciência Negra às 19h na Capela de São Benedito.

Nos dias 30 e 31 de novembro acontece o evento “Tenda Cultural”, realizado pelo Projeto “Comunidade do Samba de Tietê” com o apoio da Prefeitura do Município de Tietê através da Secretaria de Turismo e Cultura. O evento acontece Parque do Divino a partir das 10h nos dois dias. No sábado (30) acontece a feira étnica e a apresentação das escolas municipais Carlina Alves Lima e Benedita Cândida de Campos Rosa. No domingo (1°), a feira étnica continua e haverá roda de capoeira do grupo “Amigos da Capoeira” e uma roda de samba com o Projeto “Comunidade do Samba de Tietê”. A entrada é um 1kg de alimento não perecível.

Em detrimento às comemorações a Secretaria de Turismo e Cultura também promove de 25 a 29 de novembro uma exposição sobre o músico tieteense Itamar Assunção. Itamar é um dos músicos mais conceituados da MPB. Bisneto de angolanos escravizados, cresceu influenciado pelos batuques do candomblé e o som de Jimi Hendrix. Itamar se destaca hoje como uma das maiores personalidades negras do Brasil.

O museu municipal se localiza no Largo São Benedito, n° 20, no centro e funciona das 08h às 17h.