Departamento de Segurança de Trabalho divulga campanha Novembro Azul nas secretarias



O Departamento de Segurança de Trabalho, vinculado à Secretaria de Administração e Modernização visitou, na última sexta-feira (22), alguns departamentos das Secretarias de Serviços; Esportes, Juventude e Lazer; e Educação, divulgando a Campanha Novembro Azul.

Todos os servidores das secretarias citadas receberam o laço azul, símbolo da campanha, e na Secretaria de Serviços, foi realizado um diálogo de segurança com intuito de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e da realização de exames.

O movimento Novembro Azul é uma ação mundial que alerta para a prevenção ao câncer de próstata, em que salienta a importância do cuidado do homem com a saúde própria.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer com maior incidência em homens no Brasil e fica atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Segundo o site cancer.org.br o risco estimado é de cerca de 66,12 novos casos para cada 100 mil homens.

A doença pode não apresentar sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Recomenda-se que os exames preventivos sejam realizados a partir dos 50 anos anualmente ou a partir dos 45 para homens que se enquadram nos grupos de risco, como aqueles que possuem histórico de câncer em parentes de 1º grau.

Todo caso quando descoberto no início tem aumento considerável nas chances de cura.

A Prefeitura do Município de Tietê apoia a prevenção ao câncer de próstata.