Justiça Restaurativa realiza primeira reunião de Grupo



Na tarde da última quinta-feira (28), foi realizada na Secretaria de Educação a primeira reunião de grupo para a implementação do Núcleo Municipal de Justiça Restaurativa.

A reunião foi presidida pelos juízes responsáveis pela implementação Dr. Marcelo Nalesso Salmaso e Dr.ª Renata Xavier Salmaso.

Durante o encontro, Marcelo explanou os princípios da Justiça Restaurativa, que se baseiam na não-violência e na compreensão mútua para a resolução de pequenos conflitos.

A Justiça restaurativa já tem atuado em unidades escolares do município através das servidoras da rede pública Suzana Cattai e Rosana Wrobleski Lizier e segundo os representantes das unidades tem gerado resultados positivos na convivência entre os estudantes e a própria equipe gestora.

A Justiça Restaurativa objetiva o não agravamento de conflitos através de práticas que envolvem a vítima, o agressor e a própria comunidade. Entre as práticas está o Processo Circular, onde as partes do conflito são ouvidas em roda com representantes de ambos os lados, da comunidade e da própria Justiça Restaurativa afim de buscar a melhor solução.

Estiveram presentes na reunião como representantes do Poder Executivo o Secretário de Governo e Coordenação George Nicolosi; o Secretário de Segurança e Trânsito, Dr. Olavo Oliveira; a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Sandra Takakura; e a Procuradora-geral do município Dr.ª Flávia Alberta Gaiotto Melaré.

A previsão é de que o núcleo seja implementado no início de 2020, nas dependências do Cartório Eleitoral de Tietê.