180° Encontro das Canoas marca final de ano com Tradição e Religiosidade



Na tarde do último sábado (30), aconteceu às margens da Avenida Fernando Costa o tradicional Encontro das Canoas, principal rito da Festa do Divino Espírito Santo, que completou 180 anos em 2019.

A História:

A Festa do Divino teve origem com um surto de maleita (febre amarela) que atingiu a região por volta de 1830. Com a cidade em quarentena, tendo o Rio Tietê como o único meio para locomover-se, a Irmandade do Divino percorria as águas para deslocar-se até as residências rurais e prestar auxílio a famílias afetadas pela epidemia. Para acabar com a peste, os habitantes da região cortada pelo Rio fizeram uma promessa à entidade do Divino Espírito Santo de que anualmente uma festa em sua devoção seria realizada.

A partir de então, conta-se que a epidemia foi cessada e a comemoração passou a ser realizada anualmente no último sábado do mês. Também diz a lenda que durante determinado período do século passado, ao ser interrompida a tradição, a maleita teria voltado a assolar a região, o que fez com que a tradição fosse seguida com devoção e seriedade ainda maiores.

O Encontro das Canoas:

A comemoração, que se inicia em no mês de outubro, tem seu ponto alto no momento do Encontro das Canoas no Rio Tietê. O rito tem início com uma procissão que percorre o trajeto da Paróquia Santíssima Trindade, em frente à Praça Dr. Elias Garcia, até as margens do rio. Próximos às margens, os fiéis e membros da Irmandade se dividem em doze barcos e um batelão movidos a remos. O contingente então se divide em dois grupos que seguem em sentidos opostos do Rio. Então, as embarcações dão meia volta e rumam umas em direção às outras. Ao chegar na altura da Ponte de Arco, em frente à Escadaria do Divino, as embarcações se cruzam. É comum que fiéis derramem pétalas de rosas brancas e vermelhas (cores da Irmandade) sobre os remadores ao passarem sob a principal ponte do município.

O Encontro em 2019:

Para o ano de 2019, a Prefeitura do Município de Tietê reformou a Escadaria do Divino, onde dezenas de fiéis assistem ao Encontro, além de realizar a manutenção completa da Praça da Pomba com roçada, revitalização do totem e melhoria do passeio público. Também foram recuperadas as sinalizações de trânsito dos entornos do local do evento.

Em 2019 a cerimônia contou com a participação do Bispo Dom Júlio Endi Akamine, que ministrou a missa junto a outras autoridades religiosas locais. Durante a celebração, o Poder Executivo foi representado pelo Exmo. Prefeito do Município, Vlamir Sandei, que carregou a Coroa do Divino Espírito Santo durante a procissão e o Encontro.