INFORMATIVO: Balanço da Enchente - 14/02



Sobre as avarias da enchente dos últimos dias, a Prefeitura do Município de Tietê informa:

Após uma cheia de cerca de 8 metros, que se aproximou da marca histórica do ano de 1982, as águas já recuaram uma média de 3 metros.

Apesar do recuo, ainda há pontos de alagamento registrados em proximidades do Rio Tietê como a Av. Fernando Costa e o Campo do Comercial Futebol Clube.

Secretaria de Educação afetada:

O prédio da Secretaria Municipal de Educação, localizado na Av. Fernando Costa, foi drasticamente afetado pelas águas da enchente. O local não apresenta condições básicas para funcionamento no momento. Provisoriamente a Secretaria de Educação prestará seus serviços à população no CAC (Centro de Atendimento ao Cidadão), na Rua Presidente Kennedy, nº 56, no Centro.

Outas avarias e providências:

Entre as avarias registradas durantes os últimos dias estão inúmeras quedas de árvores, danos à malha asfáltica e queda de duas pontes na zona rural.

Com o recuo das águas, também é esperado que os pontos de alagamento apresentem quantidades consideráveis de lama, sedimentos e lixo.

A Prefeitura trabalha nas providências para as avarias através de uma comissão formada por todas as pastas da administração pública. Entre os serviços previstos para serem iniciados imediatamente após autorização do acesso às áreas de risco pela Defesa Civil estão a limpeza de vias, serviço de recapeamento, remoção de árvores caídas ou em risco de queda e assistência aos munícipes afetados pelos eventos.

Famílias afetadas pela enchente:

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a Defesa Civil, tem prestado auxílio à população.

Três famílias ainda seguem desabrigadas e momentaneamente instaladas no barracão da Igreja Santa Cruz, além de outras onze famílias que não necessitaram abandonar suas residências, mas que foram afetadas pelos eventos.

Na manhã de hoje, 14 de fevereiro, com o baixar das águas, foi iniciado o processo de limpeza das casas inundadas para providenciar o retorno dos moradores aos locais. Após o retorno, previsto para a próxima segunda-feira (17), serão levantadas as principais necessidades dos moradores para continuidade da política de auxílio.

Munícipes também podem ajudar as famílias com doações. No momento os itens de maior necessidade são panelas, talheres, produtos de limpeza e itens de higiene pessoal. Mais informações a respeito das doações através do n° (15) 3282-5630 | Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

População deve continuar atenta:

Apesar da baixa, a recomendação da Defesa Civil é de que a população continue alerta até que o nível do Rio Tietê esteja completamente normalizado e haja o escoamento total dos pontos alagados.

Em caso de emergência os cidadãos devem entrar em contato com a Defesa Civil através dos números (15) 3282-5339 ou 199 (atendimento 24 horas).

 

Para mais informações, acompanhe as mídias oficiais da Prefeitura do Município de Tietê:

Site - www.tiete.sp.gov.br

Instagram – @pref.tiete

Facebook - @preftiete