COMUNICADO - SUSPENSÃO DAS AULAS NAS UNIDADES ESCOLARES



Diante do atual cenário, visando a prevenção emergencial de contágio pelo COVID-19 (Novo Coronavírus), as escolas administradas pela Prefeitura do Município de Tietê, através da Secretaria de Educação, terão suas atividades gradualmente suspensas a partir do dia 17 de março, até a suspensão completa no dia 23 de março, conforme também dispõe o Decreto Estadual n° 64.862, de 13 de março de 2020 (Artigo 1°, Inciso II e Artigo 4° - Inciso I).

Na terça-feira (17), as escolas deverão continuar abertas com dias letivos regulares, realizando atividades de orientação para alunos e responsáveis que desejarem participar. Neste dia, deverão ser realizadas atividades de acolhimento e conscientização à comunidade escolar, visando reforçar as posturas e práticas de higiene e as condutas sociais que devem ser revistas, evitando contato físico direto através de beijos no rosto, abraços e apertos de mão.

De terça à sexta-feira, as escolas deverão, na medida do possível, realizar pequenas reuniões, em grupos reduzidos, com os genitores dos educandos, para dar as devidas orientações.

As faltas dos educandos serão abonadas a partir do dia 17, ou seja, sendo facultativa a presença.

A partir do dia 23 de março, as aulas deverão ser suspensas em todas as escolas administradas e supervisionadas pela Secretaria Municipal de Educação, até nova determinação.

A Prefeitura do Município de Tietê salienta ainda que, no momento, a Vigilância Epidemiológica do Município aguarda os resultados dos 03 (três) casos suspeitos do COVID-19, enviados ao Instituto Adolfo Lutz.

 

Dicas de prevenção:

- Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- Não compartilhar objetos de uso pessoal;

- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;

- Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão;

- Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;

- Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

- Em caso de suspeita, o paciente deve procurar Serviços de Saúde para receber as devidas orientações médicas.