Prefeitura realiza Reunião de Emergência para definir medidas no enfrentamento da COVID-19 (Coronavírus)



Com a necessidade imposta pela situação atual de evitar aglomerações e prevenir a disseminação do coronavírus, o prefeito Vlamir Sandei convocou, na manhã desta terça-feira (17), uma Reunião de Emergência com todos os Secretários Municipais e Equipe do Departamento de Vigilância e Saúde e Secretaria de Saúde e Medicina Preventiva, para definir as medidas e procedimentos na prevenção e combate do COVID-19 (Coronavírus).

Durante a reunião, Vlamir relacionou as principais medidas que devem ser adotadas pelos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal Direta e Indireta e também outros setores. A Prefeitura salienta que, neste momento, a cidade não tem nenhum caso confirmado do Covid-19, apenas casos suspeitos.

A conduta indicada pelo Ministério da Saúde caminha para o isolamento social, orientando que as pessoas devem se movimentar somente para atividades essenciais. A cidade está preparada para lidar com esta questão e já tem adotado medidas necessárias visando atender novas situações.

Em relação ao atendimento nos setores públicos, o Prefeito Vlamir Sandei destacou que os servidores públicos municipais são fundamentais neste processo de combate ao coronavírus. “Contamos com cada um dos nossos servidores, colaborando em seus postos de trabalho para orientar, acalmar e resolver os problemas da população. Liberei toda a minha agenda para poder me dedicar diariamente a cada um dos setores de atendimento, acompanhando e trabalhando em conjunto com os servidores. Nós podemos colaborar para diminuir a transmissão do coronavírus.”

O Prefeito também destacou que o momento é de colaboração de todos, seguindo as orientações emitidas pelas autoridades federais, estaduais e municipais.

Durante a reunião foi enfatizado também que os órgãos e entidades da Administração Pública Municipal podem expedir atos complementares para regular situações específicas e de acordo com a progressão do coronavírus.

Por conta da situação de pandemia mundial devido ao Coronavírus, o Prefeito decretou Situação de Emergência através do Decreto n° 6.689/2020.

Segue as orientações por área de atuação:

 

SAÚDE:

- A Secretaria de Saúde e Medicina Preventiva orienta os munícipes que, diante de sintomas gripais, procurem a UBS do seu bairro, no horário das 07h00 às 16h00, ou o Pronto atendimento, após esse horário;

- Pessoas que estiverem voltando de locais com grande transmissão devem fazer auto isolamento por 7 (sete) dias, evitando movimentações em locais com aglomeração de pessoas;

- Os médicos estão sendo orientados a fazer prescrições de remédios com validade mais prolongada aos pacientes que fazem uso de medicamento contínuo, para evitar que essa pessoa tenha de se deslocar à unidade de saúde somente para atualizar receita;

- Idosos e pacientes crônicos devem evitar viagens, cinema, shoppings, shows, jogos e outros locais com aglomeração;

- Consultas nas especialidades médicas: pacientes com consultas agendas em especialistas devem continuar comparecendo às mesmas, uma vez que é de fundamental importância a continuidade do acompanhamento a estes pacientes que possuem comorbidades, ou seja, doenças associadas que junto com o coronavírus rapidamente podem se tornar casos de maior gravidade;

- Seguindo a determinação federal, ficam suspensas as férias e banco de horas de profissionais das áreas da Saúde e Segurança.

 

 

EDUCAÇÃO:

A Secretaria Municipal de Educação salienta que segue as orientações do Governo do Estado de São Paulo, sendo determinado que:

- Durante esta semana de 16 a 20 de março, as escolas deverão continuar abertas, com dias letivos regulares;

- A partir do dia 23 de março, as aulas deverão ser suspensas em todas as escolas da rede municipal, a ausência dos alunos durante essa semana não será computada como falta. Indicamos que o mesmo ocorra nas instituições particulares;

- Os servidores municipais que atuam nas escolas estarão disponíveis nos seus locais de trabalho para acalmar e orientar a população.

 

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES (ESPORTE, CULTURA, TURISMO, LAZER, EVENTOS, MEIO AMBIENTE, MELHOR IDADE):

- A partir desta data, ficam suspensas todas as atividades complementares como atividades esportivas oferecidas pela Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer; aulas, oficinas e atividades culturais, lazer e eventos oferecidos pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura; e eventos da Melhor Idade oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Entretanto, os servidores municipais que atuam nestes setores estarão disponíveis nos seus locais de trabalho para acalmar e orientar a população.

 

 

EVENTOS MUNICIPAIS, PARTICULARES E ENCONTROS RELIGIOSOS:

- A partir desta data, ficam suspensos todos os eventos que seriam realizados pela Prefeitura do Município de Tietê;

- Orientamos que os eventos, sejam eles, artísticos, científicos ou comerciais, não ocorram nesse período. Caso não seja possível cancelar o evento, a recomendação é que não haja público;

- A Prefeitura recomenda também que as instituições religiosas evitem a realização de reuniões e celebrações públicas neste período, em substituição a estes encontros, sugerimos o uso de transmissão ao vivo pela internet.

 

O Decreto Municipal pode ser visualizado clicando aqui.