Tietê dá início ao funcionamento de Unidade de Saúde Exclusiva para Atendimentos de Síndromes Gripais



Desde a última segunda-feira (18), a Prefeitura do Município de Tietê, através da Secretaria de Saúde e Medicina Preventiva, deu início ao funcionamento da Unidade de Saúde exclusiva para realização dos atendimentos de Síndromes Gripais. O Posto de Saúde Central foi adaptado e organizado para os respectivos atendimentos.

A Unidade em questão funcionará das 07h às 16h e conta com uma linha telefônica exclusiva para atendimento dos pacientes e esclarecimento de dúvidas, assim como, o agendamento de consultas médicas, quando necessário.

Contando com uma equipe formada por Médicos, Enfermeiros, Auxiliares de Enfermagem e Profissionais de Limpeza, a equipe segue as orientações dos diversos Protocolos de Saúde para manejo do COVID-19, tanto do Ministério da Saúde quanto da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e também do seu próprio protocolo, o qual foi idealizado e desenvolvido em conjunto com os diversos Serviços de Saúde do município e seus profissionais, além de contar com o apoio técnico da Dra. Érika Alessandra Pellison Nunes da Costa – Médica Infectologista no Município.

Foram montadas 02 (duas) salas isoladas de atendimento, as quais contam com o mínimo de material possível, ou seja, apenas o que é estritamente necessário para o respectivo atendimento, visando evitar contaminações, incluindo os equipamentos: termômetro a distância, oxímetro, esfigmomanômetro e estetoscópio. Além disso, a Unidade conta com todos os materiais de proteção necessários: álcool gel, álcool 70%, desinfetante hospitalar, lavatório portátil, orientação sobre higienização das mãos, além de todos os EPIs necessários: luvas descartáveis, aventais descartáveis, macacões, toucas descartáveis, óculos de proteção, face shield (protetor facial), máscaras cirúrgicas descartáveis e máscaras N95.

Cada paciente é atendido isoladamente, devidamente orientado sobre a necessidade do isolamento domiciliar, quando necessário, e já sai do atendimento com os medicamentos prescritos pelo Médico. Caso seja necessário transporte emergencial para a Santa Cada de Misericórdia de Tietê, a Unidade também conta com uma ambulância à disposição desta.

Os pacientes que normalmente são atendidos no Posto de Saúde Central têm as seguintes referências de atendimentos:
➡️ Idosos e adultos: UBS Jardim Bonanza – contato 3282-4732
➡️ Crianças: UBSESF Jardim da Serra – contato 3282-3311
➡️ Mulheres (atendimentos em ginecologia): UBSESF Cohab – contato 3282-3300
➡️ Gestantes: UBSESF Jardim da Serra – contato 3282-3311
➡️ Curativos: na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência (ligar para agendamento prévio).

Contatos telefônicos de todas as Unidades Básicas de Saúde:
➡️ UBSESF São Pedro – 3282-4897
➡️ UBSESF Cohab – 3282-3300
➡️ UBSESF Povo Feliz – 3282-8419
➡️ UBSESF Jardim da Serra – 3282-3311
➡️ UBS Jardim Bonanza – 3282-4732
➡️ UBS Terras de Santa Maria – 3282-2125
➡️ Centro de Saúde (posto central) – 3285-9450

☎️ LINHA TELEFÔNICA EXCLUSIVA – informações sobre COVID-19 e agendamento de consultas médicas apenas para pacientes com sintomas de gripe: (15) 3285-1315