Prefeitura investe na segurança por monitoramento com câmeras de alta precisão



As ações da Prefeitura no combate à criminalidade vem ganhando seu espaço efetivo para assegurar a qualidade da segurança da população, comprovada pelas publicações da Secretaria de Segurança Pública (www.ssp.gov.br), dos números oficiais das ocorrências policiais registradas por mês, considerando a natureza das ocorrências, de janeiro a novembro de 2020.

O portal da Secretaria de Segurança Pública do Estado, alimentado pelo Departamento de Polícia Civil, Polícia Militar e Superintendência da Polícia Técnico-Científica, apresenta o cálculo dos números, a partir da soma dos registros de Roubo; Homicídios, inclusive por Acidente de Trânsito Doloso; Estupro e Estupro de Vulnerável.

Durante todo o ano de 2020, Tietê, perante a região e o Estado, projetou-se como Cidade Segura. Para reforçar a manutenção dessa grande conquista, fruto do trabalho conjunto entre Município e Estado, através das ações das polícias estaduais e da Guarda Municipal, a Prefeitura, agiu no sentido de dar o ponta pé inicial numa das metas do Prefeito Vlamir Sandei, que é a implantação do Monitoramento Digital, em tempo real, de pontos fundamentais de acesso e de movimento da cidade. “O bandido, para pensar em pisar em Tietê, terá que avaliar muito, por que iremos chegar ao estágio de registrar todos os veículos que entram e saem da cidade, com um sistema de monitoramento inteligente, que aponte qualquer ocorrência envolvendo veículos, como por exemplo, fruto de roubo e com placa adulterada, utilizado sempre pelos criminosos para a prática dos delitos”, destacou o Prefeito. 

Atualmente, a cidade está 100% monitorada em todo acesso das ruas que compõem o quadrilátero central, com câmeras de altíssima precisão, com zoom que chega a alcançar a travessia da Rua do Comércio, entre as ruas Dr. Palinuro e Júlio dos Reis, parte do Largo São Benedito, trecho das Ruas Tenente Gelás, Lara Campos e Presidente Kennedy e toda área interna da Praça Doutor Elias Garcia, Terminal Rodoviário e Cemitério (área interna), os dois últimos, em fase de teste. O Secretário Municipal de Trânsito, Segurança e Defesa Civil Nilson Bertola informou que recentemente a Guarda Municipal recebeu dois novos monitores de 50 e 65 polegadas, para visualização dos pontos de monitoramento, está providenciando a aquisição de equipamento profissional, denominado mesa controladora híbrida, para direcionamento e maior agilidade na captura das imagens, tudo, para chegarmos até o resultado traçado pelo Prefeito Vlamir Sandei, que é monitorar também todas as entradas da cidade, relatou o Secretário Nilson Bertola.

O Convênio de Consulta do Banco de Informações da Polícia Militar, já foi assinado em 2018, pelo Prefeito Vlamir Sandei, vencendo um importante caminho percorrido para o uso do Sistema Detecta, objetivo e meta de monitoramento dos principais acessos do município.