Ano letivo da rede municipal de ensino começará na próxima segunda-feira, 15/02



A Secretaria Municipal da Educação está trabalhando juntamente com o grupo gestor das escolas municipais e Professores, no planejamento pedagógico para o início do ano letivo de 2021, com data certa para a próxima segunda-feira, dia 15/02.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Professora Nilza Bernardo Coutinho, o ano letivo ainda deverá ter início de forma remota, com o Programa Ensino em Casa, respeitando-se o apontamento, em consulta pública com pais ou responsáveis pelas crianças e jovens matriculados na rede municipal de ensino, que em sua grande maioria atestaram que não encaminharia seus filhos para a escola, e, também atendendo recomendação do colegiado civil que compõe o Conselho Municipal de Educação, que deliberou pelo início do ano letivo, de forma remota, a distância.

Tietê está seguindo com muito critério de responsabilidade, todas as ações para a retomada presencial gradativa, ainda sem data fechada. Possuímos um Plano de Retomada e nosso próprio Protocolo Sanitário, trabalhado desde 2020, com Diretores de Escola e Secretaria Municipal da Saúde, com ações que superam os Protocolos Federal e Estadual, para preservar, no momento correto e seguro a retomada, a integridade emocional e de saúde de todos os personagens que atuam nas unidades escolares municipais, afirmou a Secretária Nilza. Por enquanto os Tablets serão instrumento de aproximação entre Professores e Alunos, finalizou Nilza Coutinho.

Todos os procedimentos sanitários para a retomada presencial estão planejados e foram administrativamente executados, como compra de máscaras para todos os educandos (considerando uma cor de máscara para cada dia de aula), protetor facial acrílico, máscara descartável, cloro, álcool gel e líquido, já no estoque, e distribuído para resguardar os profissionais que encontram-se em atividade presencial nas escolas. Termômetros com infravermelho, totens para álcool em gel e tapetes sanitizantes que estarão nas barreiras sanitárias, que funcionarão nas entradas de acesso das escolas e em todos os veículos da frota própria do município, para o transporte de estudantes, com exigência de Protocolo, também, para a frota terceirizada. Os tapetes sanitizantes, já adquiridos pelo município, em estoque, estarão nas portas de todos os sanitários existentes em cada escola municipal.

Quanto ao material pedagógico, os livros do Programa Nacional do Livro Didático e do Programa Estadual Ler e Escrever/ EMAI e São Paulo Faz Escola, se encontram nas escolas. Na Secretaria da Educação, os Cadernos de reforço para o Sistema de Avaliação da Educação Básica, solicitado por gestores de escola e professores, que será de grande valia para as diretrizes da adaptação do currículo e para o reforço pedagógico necessário, para reparar os prejuízos trazidos pelo ensino a distância, autorizado pelo Prefeito Vlamir Sandei, ainda em 2020, licitado pelo município, estão preparados para atender o ensino fundamental, a partir dos anos iniciais, finalizou Nilza Bernardo.