Nova conquista para Tietê junto ao Governo Estadual beneficiará idosos com habitação planejada



O Prefeito Vlamir Sandei após ter assinado Convênio com o Governo do Estado de São Paulo, em 11/12/2020, que garantirá para o município o empreendimento, com recursos do Governo do Estado, de 28 unidades habitacionais, especialmente projetadas para atender às necessidades habitacionais de idosos que vivem sozinhos, em situação de vulnerabilidade social, inicia as ações para o desenvolvimento do empreendimento, em área de propriedade da Prefeitura, no Residencial Terra Nova.

O Programa Estadual denominado Vida Longa, lançado em outubro de 2019, integra a política habitacional do Estado e tem o caráter protetivo ao idoso, ofertando imóveis de 28 m², projetados segundo parâmetros de acessibilidade e segurança, com um conceito arquitetônico adaptável para permitir facilidade no uso da moradia por qualquer idoso com dificuldade de locomoção temporária ou permanente.

Vida Longa tem em construção 122 moradias nas cidades de Barretos, Bauru, Bragança Paulista, São José do Rio Pardo e São Roque. Tietê integra a segunda fase do Programa no Estado, com 28 unidades de residências, ao lado dos municípios de Garça (26 casas) Bastos (20 casas), Duartina (28 casas), Guaratinguetá (28 casas) e Santa Bárbara d’Oeste (28 casas).

O Prefeito Vlamir Sandei ressaltou que o Programa Vida Longa é outra grande conquista para Tietê, através da importante parceria com o Governo do Estado e a Secretaria da Habitação, com o investimento de oferta do terreno, pelo município, que assegurará um lar decente aos idosos que necessitam, que não terão a preocupação de pagar IPTU, contas de água e luz.

 
A regra do Programa atende pessoas com 60 anos ou mais, preferencialmente sós e com vínculos familiares fragilizados. Os idosos devem ter renda de até dois salários mínimos, residir há pelo menos dois anos no município, além de terem autonomia para realizar tarefas diárias.

"É uma satisfação muito grande poder viabilizar o Programa Vida Longa. São Paulo tem uma população idosa significativa e nosso programa, vai atender o público maior de 60 anos, em situação de vulnerabilidade, oferecendo qualidade de vida, moradia digna e socialização, tendo em vista que nossos projetos favorecem a interação entre os moradores", destacou o Secretário de Estado da Habitação Flavio Amary.