PREFEITURA INICIA DISTRIBUIÇÃO DE CONTÊINERES PARA DESCARTE DE LIXO ORGÂNICO



Na última segunda-feira, dia 19/07, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES) iniciou a distribuição de contêineres para descarte de resíduos orgânicos, contemplando as regiões urbanas e rurais do município.

Segundo o Secretário Rodrigo de Andrade Modolo, a ação faz parte do projeto “Prevenção da poluição dos recursos hídricos através da conteinerização da coleta dos resíduos sólidos urbanos”, financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), com o objetivo principal de diminuir os impactos ambientais causados pela disposição inadequada de resíduos em locais abertos, impedindo que o lixo seja carregado pelas águas, nos períodos chuvosos, poluindo o rio, córregos e até mesmo entupindo bueiros.

O Secretário Rodrigo esclareceu que os contêineres são destinados apenas ao descarte de lixo orgânico e rejeitos, incluindo materiais como restos de alimentos, cascas de frutas, papeis molhados ou engordurados e lixo de banheiro, sendo irregular o descarte em seu interior, de entulhos, galhadas e outros tipos de resíduos.

Os materiais recicláveis deverão continuar sendo dispostos fora dos contêineres, afirmou Rodrigo Modolo. A coleta seletiva (Reciclagem) permanecerá ocorrendo normalmente no sistema porta-a-porta, de acordo com o cronograma já estipulado, e a coleta de lixo seguirá sua programação, que pode ser consultada no site da Prefeitura (http://www.tiete.sp.gov.br/coletalixo.php), finalizou o Secretário Rodrigo.

O Prefeito Vlamir Sandei destacou que o município irá adquirir o total de 187 contêineres, com foco nas questões ambientais, para colaborar com a limpeza e organização da cidade, empregando a meta “Tietê cidade limpa, organizada e ambientalmente saudável”. Inicialmente, 50 contêineres serão implantados em pontos estratégicos da região urbana, seguindo posteriormente, para contemplar regiões da área rural, concluiu o Prefeito Vlamir Sandei.