SAMAE SOLICITA À POPULAÇÃO O USO RESPONSÁVEL DA ÁGUA, DESTACANDO O AGRAVAMENTO DA DIMINUIÇÃO DAS RESERVAS SUBTERRÂNEAS



O Engenheiro Reinaldo Martim Camargo, Diretor Superintendente do SAMAE, informou sobre o novo registro de queda da produção da água subterrânea dos poços artesianos que atendem as regiões que se encontram em racionamento de água (região Central e do bairro São Pedro), agravando a situação da oferta de água nas residências, nos dias e horários que inicialmente previa-se regularizar o abastecimento.

O SAMAE, para realizar a atual política de racionamento de água, considerando o maior período de estiagem de chuva das últimas décadas, está monitorando com muita cautela, e, efetuando diariamente, a abertura e fechamento de quarenta e três registros distribuídos na região Central, com carência de produção e de reservação da água potável, para a execução das ações previstas na atual situação de racionamento de água para a comunidade afetada, mapeando e estudando novas ações para combater a crise hídrica.

Com relação a região do bairro São Pedro, também afetada pelo racionamento de água, durante todas as noites, o SAMAE considerou que com a interrupção total no abastecimento, das 22 horas às 4 horas da manhã, houve uma melhoria na reservação, destacando que em breve entrará em funcionamento novo poço que reforçará o abastecimento a toda comunidade.

Reinaldo Martim, informou ainda, que ocorreu, na quarta-feira, 11/08, nova ação de manutenção geral no poço artesiano da rua Sete de Setembro, responsável por parte do abastecimento da área central. Finalizou, solicitando à toda população, principalmente da maioria dos bairros da cidade que não estão sofrendo ainda os efeitos da crise hídrica, para que consumam com muita prudência a água potável.  

Ao longo dos últimos 20 anos, os cenários críticos sobre escassez hídrica, vêm sendo debatidos e expostos, com alertas por parte de vários grupos da comunidade científica mundial.

Os recursos hídricos subterrâneos, que fornecem água de excelente condição de potabilidade, muito superior à das reservas de mananciais, necessita urgente, de maior consciência da população do planeta, para minimizar o desperdício.

Os recursos hídricos subterrâneos são repostos predominantemente através de chuvas em um processo conhecido como recarga. A mudança na recarga, prevista para ocorrer no futuro, antecipou-se, devido a uma redução nas chuvas como resultado da mudança climática, por isso, os níveis de água no solo mudaram, até que um novo equilíbrio seja alcançado, acarretando a severa crise hídrica que estamos vivenciando.

O SAMAE, através dos estudos de campo executado e de dados oficiais do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Estado, divulgou gráficos que demonstram os efeitos da severa crise hídrica que está abalando o abastecimento nas duas áreas, já citadas, do município.

A Prefeitura já repassou recursos financeiros para o SAMAE investir no abastecimento público, em 2020, R$ 483.300,00 (quatrocentos e oitenta e três mil e trezentos reais) e está repassando novo valor de R$ 621.249,78 (seiscentos e vinte e um mil, duzentos e quarenta e nove reais e setenta e oito centavos). As ações para melhoria do abastecimento de água potável resultaram na abertura de três novos poços artesianos, nos bairros NovaTietê, São Pedro e BNH, que estão na fase de execução dos procedimentos necessários para ligação na rede de abastecimento e de reservação, além das ações corretivas de manutenção nos demais poços.