DEFESA CIVIL ALERTA A COMUNIDADE DE TIETÊ PARA ATENÇÃO AO RISCO DE INCÊNDIO EM RAZÃO DA BAIXA UMIDADE DO AR E ALTAS TEMPERATURAS



A ausência de chuva e calor intenso aumentam chances de ocorrência de incêndio nas matas, acostamento de estradas, quintais das casas, alerta Angelo Azoli, Chefe do Departamento de Defesa Civil de Tietê.

A Defesa Civil do Estado vem informando, diante a pouca umidade no ar, a escassez de chuva e o aumento das temperaturas, do permanente risco de incêndios em nossa região.

Nas últimas semanas, focos de incêndio em coberturas vegetais tem aumentado pelo território paulista, inclusive em Tietê, afirmou Azoli. Portanto, conforme apontam os estudos, a maior parte dos incêndios em áreas verdes, florestais e até mesmo em residências é decorrente de ação humana, de maneira acidental ou intencional, sendo as causas mais comuns:

•Queimada para limpeza de terreno ou destruição de lixo;

•Cigarros descartados acesos às margens de rodovias, áreas verdes e quintais das residências;

•Soltura criminosa de balões: estudos apontam que a cada três balões postos no ar, dois caem acesos

Para combater esse tipo de ação, a Defesa Civil reforça a necessidade de conscientização de toda a população, a fim de que tais ocorrências sejam evitadas, e caso se depare com algum foco de incêndio, deverá acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).

A Defesa Civil de Tietê destaca ainda que não é recomendado que uma pessoa, sem treinamento e equipamentos necessários, tente apagar o incêndio, pois ela corre o risco de se ferir durante a ação.