Tietê Cidade Limpa, Organizada, Segura e Progressista: 33º município brasileiro alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas



A cidade de Tietê está entre os 770 municípios brasileiros, das 5.570 cidades existentes no Brasil, selecionadas pelo Programa Cidades Sustentáveis, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

Ontem, 09/09/21, o Prefeito Vlamir Sandei recebeu as informações oficiais dos resultados de políticas públicas desenvolvidos no município de Tietê, para análise e planejamento de ações para implementação da Agenda 2030, de sustentabilidade urbana, pautada pelo enfrentamento às desigualdades e às mudanças climáticas, pela promoção dos direitos humanos, pela participação social e pela transparência, ações que fundamentam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades Brasileiras foi elaborado com base em 88 indicadores de gestão e cobre os diversos temas preconizados pela Agenda 2030. Neste primeiro momento, foram coletados dados de 770 municípios brasileiros, incluindo as 26 capitais estaduais, cidades de todas as regiões metropolitanas e biomas do país, além daquelas que têm mais de 200 mil eleitores.

Tietê recebeu a pontuação 65,72, classificando-se, na seleção, como 33º município brasileiro, dentre os 770 analisados pelo Programa Cidades Sustentáveis, correspondendo ao perfil dos objetivos da Agenda 2030. As cidades estão classificadas pela pontuação final. Esta pontuação mede o progresso total das cidades para a realização de todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Uma pontuação 100 indica a realização ótima dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O programa é uma oportunidade de integrar a gestão municipal a uma agenda global, por permitir o alinhamento do planejamento da cidade a uma avançada plataforma de desenvolvimento sustentável e à Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, afirmou o Prefeito Vlamir Sandei.

“Estamos muito satisfeitos e orgulhosos por nossa Tietê estar selecionada e credenciada por uma instituição séria e apartidária, que terá a missão de transformar cenários em busca do cumprimento das metas brasileiras da Agenda mundial 2030”, discorreu o Prefeito Vlamir Sandei. “Não mediremos nossos esforços, a frente da condução das políticas públicas municipais, para mantermos nossa cidade em destaque e elevarmos as ações focadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pilares administrativos de nosso governo”, finalizou o Prefeito Vlamir Sandei.