TIETÊ COMEMORA O DIA DA ÁRVORE COM O LANÇAMENTO DO PROJETO ARBORIZA TIETÊ



Amanhã, terça-feira 21 de setembro, Dia da Árvore, véspera do início da Primavera, será comemorado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, com o lançamento do Projeto Arboriza Tietê, com o objetivo de melhorar Arborização Urbana do município, informou o Secretário Rodrigo de Andrade Modolo.

As árvores apresentam inúmeros benefícios: diminuem a temperatura e as “ilhas de calor”; reduzem o risco de doenças cardíacas e respiratórias por melhorar a qualidade do ar; protegem a biodiversidade, fornecendo alimento e abrigo à fauna; proporcionam sombra para pedestres, ciclistas e veículos; diminuem a incidência de enchentes e alagamentos, por reter a água da chuva; reduzem em até 58% os gastos na manutenção do asfalto; aumentam o valor dos imóveis próximos e promovem o bem estar psicológico e a melhoria da paisagem, destacou Rodrigo Modolo.

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável em comemoração ao dia da Árvore, irá realizar a doação de mudas nativas aos tieteenses a semana inteira, também poderá ser solicitado o plantio em sua calçada, dirigindo-se até a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, localizada na Rua do Comércio nº 954, Centro, munidos dos documentos RG e CPF. O atendimento será das 8 horas às 17 horas, durante toda a semana. Para maiores informações, deverão entrar em contato pelo (15) 3282-8706 ou (15) 3282-7889.

As espécies disponíveis para doação existente no viveiro da Secretaria são: Aldrago, Araçá, Babosa-branca, Canafístula, Cedro-rosa, Cereja-do-rio-grande, Chal-chal, Coração-de-negro, Dedaleiro, Grumixama, Ipê-branco, Ipê-verde, Louro-pardo, Mirindiba-rosa, Pau-cigarra, Pitanga, Tamboril, Tingui-preto, Uvaia.

Para plantios em calçada a equipe técnica irá fazer a vistoria do local para escolher a espécie adequada e analisar se a calçada pode receber o “Espaço-Árvore”, seguindo critérios de largura da calçada, acessibilidade e espécies arbóreas que podem ser usadas abaixo da rede elétrica ou com ausência de rede, tudo isso baseado no Plano Municipal de Arborização Urbana e o resumo que é o Guia de Arborização Urbana de Tietê.

Que tal comemorar o dia da árvore com uma muda plantada por você?