Tietê Cidade Limpa, Organizada, Segura e Progressista: Uma das cidades considerada Terra da longividade por sua tranquilidade e segurança peculiar e alta qualidade de vida da população.



O estado de São Paulo concentra a maior parte das cidades do Brasil onde há melhores condições de vida para idosos.

Tietê, município com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elevado, não fugiu à regra, para ocupar destaque entre os municípios brasileiros de maior longevidade, e qualidade de vida para os idosos.

Longevidade é duração da vida mais longa que o comum, e, Qualidade de Vida é a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.

A cidade de Tietê, agrega valores importantes que garante a elevação da qualidade de vida, longevidade e envelhecimento sadio, de sua população, que somados atinge, aliados às questões ambientais, saúde pública, segurança, promoção social, educação e lazer, segundo a Fundação João Pinheiro e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Índice próximo a 0,900, que se aproxima a 1, como índice máximo.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), dimensões sociais como cuidados de saúde, bem-estar, finanças, habitação, educação e cultura, além de indicadores gerais de desemprego, expectativa de vida e violência são preponderantes para credenciar uma cidade que assegura políticas públicas focadas na longevidade humana, da qual o município paulista de Tietê, localizado na região metropolitana de Sorocaba, se destaca por ser uma das Terras Brasileiras da Longevidade.

“Uma cidade que está preparada para oferecer qualidade de vida a uma população com mais idade, está muito preparada para oferecer isso a qualquer idade”, afirmou Henrique Noya (Instituto de Longevidade MAG).

“Estamos recebendo ultimamente, só boas informações e notícias com relação ao importante ranking de projeção positiva que Tietê está ocupando no cenário estadual e nacional, por conta do esforço administrativo realizado em nossa última gestão, saneando as contas públicas e investindo no alicerce, que na maioria das vezes não é palpável e aparente”, destacou o Prefeito Vlamir Sandei. “Hoje, temos a certeza absoluta que cumprimos com nosso dever e que estamos no caminho certo. O reconhecimento da importância da cidade de Tietê voltou a ser realidade, porque investimos no alicerce, com a saúde bem cuidada, a educação em evidência, a segurança pública certificada com uma das menores taxa de roubo do estado, a política pública de promoção e desenvolvimento social como exemplo estadual e o verde existente em todo entorno de nossa cidade, resguardado recentemente, com o novo reconhecimento do Governo, por lei, credenciando Tietê como Área de Proteção Ambiental do Estado”, finalizou o Prefeito Vlamir Sandei.