DIA NACIONAL DA DEFESA DA FAUNA



Preservar e proteger a fauna é um ato de consciência para o bem-estar dos animais, dos ecossistemas, do planeta e de todos nós.

No dia 21 de setembro de 2000, o então presidente Fernando Henrique Cardoso assinou um decreto designando o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) como a autoridade administrativa responsável pela implementação da convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES).

Esse tratado internacional, também conhecido como Convenção de Washington, é de 3 de março de 1973, e tem o Brasil como seu signatário desde 1975. O decreto foi publicado no diário oficial em 22 de Setembro, data então do início de sua vigência, daí o “Dia Nacional de Defesa da Fauna Brasileira”.

Desde 1980, o Brasil celebra o Dia da Defesa da Fauna em 22 de setembro.

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a fauna brasileira é a mais diversa do mundo. Há mais de 100 mil espécies de animais, entre vertebrados e invertebrados, catalogados no país. Apesar dessa biodiversidade, há espécies brasileiras que continuam correndo o risco de desaparecer da natureza.

22 de setembro é um dia de conscientização dos principais fatores de ameaça à conservação das espécies, como: desmatamento das florestas, tráfico de animais, ocupação humana desenfreada, poluição, caça e pesca predatória.

Com esta data, espera-se potencializar a conscientização da importância da Fauna Brasileira. Vale lembrar que o termo fauna brasileira é genérico e muito amplo, pois engloba, por exemplo, a fauna de diferentes regiões como a amazônica e a do cerrado.

Você pode fazer a sua parte e compartilhar informação para ajudar a conscientizar o máximo de pessoas, para:

🆘 não jogar lixo na natureza,

🆘 não comprar animais silvestres,

🆘 denunciar abusos contra a fauna como tráfico, caça, maus tratos e abandono de animais.