DIA DO RIO TIETÊ



O GIGANTE PAULISTA, QUE PASSA POR 62 CIDADES DO ESTADO DE SÃO PAULO, MERECE AS REVERÊNCIAS DE SEU DIA, 22 DE SETEMBRO

 

O dia 22 de setembro é o dia do rio Tietê, um dos rios mais importantes do estado de São Paulo, que corta todo o interior paulista – conhecido por “Gigante Paulista”.

O Tietê é um rio muito importante para as comunidades ribeirinhas que se utilizam, de suas águas para o consumo de alimentos e também como fonte de geração de renda.

Seu curso é responsável por abastecer, de forma direta, quase 20 milhões de habitantes, além de outros milhares que se beneficiam de forma indireta, como pela produção de energia. Além disso, é o rio mais importante do estado e um dos mais importantes da Região Sudeste.

Entretanto, também é um dos mais poluídos do país, chegando a ocupar a primeira posição desse cruel ranking em alguns estudos devido ao esgoto doméstico e industrial lançado em seu curso desde 1940, quando a cidade de São Paulo começou a se destacar no cenário industrial brasileiro.

De acordo com o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo, o rio Tietê, desde sua nascente até a sua foz, tem um comprimento de 1.136 quilômetros, passando por 62 cidades paulistas até desembocar no Rio Paraná, na fronteira com Mato Grosso do Sul.