HOMENAGEM ITAMAR ASSUMPÇÃO



Itamar de Assumpção nasceu em Tietê/SP, em 13 de setembro de 1949. 
Bisneto de escravizados angolanos, cresceu ouvindo os batuques do terreiro de candomblé no quintal de sua casa.    Cresceu em Arapongas/PR, para onde se mudou aos 12 anos. 
Chegou a cursar até o segundo ano de Contabilidade, mas abandonou os estudos para fazer teatro e shows em Londrina. 
Aprendeu a tocar violão sozinho e, ouvindo Jimi Hendrix e arranjos de baixo e bateria, apaixonou-se pelo baixo. Mudou-se para São Paulo em 1973, para se dedicar à música. Era casado com Elizena Brigo de Assumpção, sua companheira por 35 anos. O casal teve duas filhas: Serena (falecida em 2016) e Anelis Assumpção, ambas cantoras e compositoras.

Itamar foi um dos grandes nomes e contribuidores da Cena Alternativa, que dominou São Paulo entre 1979 e 1985 - movimento que se convencionou chamar de _Vanguarda Paulista, que reuniu artistas que decidiram romper o controle das gravadoras sobre a produção e lançamento de novos talentos. 
Esses artistas produziam e lançavam seus trabalhos independentemente das grandes gravadoras. Criavam suas próprias micro-empresas e gerenciavam a si mesmos.

Entre composições suas que fizeram sucesso, no Brasil e no mundo, com outros intérpretes, estão Nego Dito, com a sambista Branca de Neve; Canto em Qualquer Canto, com Ná Ozzetti; Já Deu pra Sentir e Aprendiz de Feiticeiro, com Cássia Eller; Código de Acesso e Vi, Não Vivi, com Zélia Duncan.