TIETÊ CIDADE LIMPA, ORGANIZADA, SEGURA E PROGRESSISTA: REFERÊNCIA NO AVANÇO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA



O Governo do Estado de São Paulo, publicou no Programa Parcerias Municipais, as principais características econômicas dos municípios paulistas, trabalhando a gestão por evidências e com foco em resultados, demostrando dados que destaca o desenvolvimento da cidade de Tietê, respeitando sua região administrativa, compreendida entre os 27 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba.

A cidade de Tietê, destacou-se na 7ª posição do PIB per capita (mede a produção, por habitante, do conjunto dos setores da economia), somente abaixo dos municípios de Araçariguama (1º), Alumínio (2º), Salto (3º), Sorocaba (4º), Boituva (5º) e Itu (6º).

Com relação a posição financeira da população residente em Tietê, somente a de Sorocaba (1º), Itu (2º) e São Roque (3º), apresentaram renda domiciliar per capita superior a tieteense.

Na mensuração de Desigualdade e Renda da população, Tietê aparece, juntamente com a cidade de Ibiúna, com o Índice GINI 0,480 (o índice obedece a uma escala que vai de 0 (quando não há desigualdade) a 1 (com desigualdade máxima), que são dois números cujos valores jamais serão alcançados por nenhum lugar, pois representam extremos ideais).

Ao considerar a Geração de Receita Própria (fruto do desenvolvimento da cidade, considerando emprego, renda, comércio, indústria e profissionais liberais), no percentual superior a 20% e inferior a 30% da renda municipal, Tietê apresenta-se na colocação de liderança, em 1º lugar.

Na receita municipal per capita (soma do total dos recursos obtidos por meio de tarifas de licenças, de uso de serviços urbanos e impostos arrecadados unicamente com fins municipais, dividida pelo número de habitantes), Tietê ficou atrás somente de Porto Feliz (1º) e Sorocaba (2º), considerando os municípios com população acima de 40 mil habitantes.

O município de Tietê é o 11º com a maior área territorial, o 15º com maior população e o 16 º com maior Densidade Populacional (mais de 100 habitantes por KM²).

Os números demonstram a importância da cidade de Tietê para a Região Metropolitana de Sorocaba, uma das regiões mais promissoras e desenvolvidas do Brasil, segundo apontou o Comitê Regional de Desenvolvimento Econômico. Esse resultado confirma o momento de avanço progressista que nossa cidade está vivendo. Voltamos a ocupar colocações de destaque no cenário da Região Metropolitana de Sorocaba, do Estado de São Paulo e do Brasil, garantindo-nos maior respeito, condições de aporte financeiro em programas destinados aos municípios em desenvolvimento, além de investidores para as mais diversas áreas do mercado, considerou o Prefeito Vlamir Sandei.

Representando o Prefeito Vlamir Sandei, na última reunião do Comitê Regional de Desenvolvimento Econômico, em Sorocaba, no dia 1º, o Secretário Municipal de Finanças Everton Ricardo de Almeida Miguel destacou o clima de otimismo visando o crescimento socioeconômico de cidades que fazem parte da Região Metropolitana de Sorocaba, para a captação de investimentos, geração de renda e amplo crescimento, principalmente entre as cidades mais promissoras, na qual Tietê se destaca.

As cidades que constituem a Região Metropolitana de Sorocaba são: Alambari, Alumínio, Araçoiaba da Serra, Araçariguama, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.