TIETÊ É DESTAQUE ENTRE OS MUNICIPIOS BRASILEIROS EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL



O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades do Brasil (IDSC-BR) faz parte de uma série de relatórios produzidos pela Sustainable Development Solutions Network (SDSN), para acompanhar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), de acordo com as metas da Agenda 2030.

Dentre as 5.570 cidades brasileiras, sem divisão de porte de município, recentemente, Tietê foi classificada na posição 126 do País, em desenvolvimento sustentável, no ranking do índice que faz parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Agenda 2030 surgiu em 2015, como um grande pacto supranacional para o enfrentamento dos principais desafios globais e é assinado por autoridades dos 193 Estados-membros (países) da ONU, incluindo o Brasil.

Segundo informou o Prefeito Vlamir Sandei, dos 17 objetivos lançados pela Agenda 2030, Tietê atendeu plenamente quatro itens, em 2021 (Energias Renováveis e Acessíveis; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Produção e consumo Sustentáveis e Proteger a Vida Terrestre), e, em 2022, dois itens (Energias Renováveis Acessíveis e Industria Inovação Infraestrutura).

O Prefeito Vlamir Sandei destacou ainda, que em 13 de setembro de 2021, assinou a Carta Compromisso Executivo com o Programa Cidades Sustentáveis, para auxiliar com relação às políticas públicas para avançarmos nos demais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que Tietê está atendendo, porém, de forma parcial.